Ouvindo...

Prefeitura de Naque, no Leste de Minas, confirma primeira morte por febre maculosa

A vítima foi um homem de 24 anos que trabalhava com manejo de animais em uma cidade vizinha

Segundo o município, o óbito ocorreu no dia 24 de julho deste ano

A Prefeitura Municipal de Naque, no Leste de Minas, através da Secretaria Municipal de Saúde e Vigilância Epidemiológica, confirmou, nessa quinta-feira (31), a primeira morte por febre maculosa na cidade.

Segundo o município, o óbito ocorreu no dia 24 de julho deste ano. A vítima foi um homem de 24 anos que trabalhava com manejo de animais em uma cidade vizinha, onde contraiu a doença, transmitida por carrapatos.

Os sintomas clássicos da febre maculosa são febre, dor de cabeça dores musculares, manchas vermelhas no corpo, diarreia e vômito. Como são sintomas comuns de outros quadros, a doença pode ser confundida com outras, como a dengue.

A Secretaria de Saúde de Naque recomendou à população que, ao notar sintomas, procure uma unidade de saúde. A pasta recomendou, ainda, que as pessoas evitem locais que possam ter infestação de carrapatos e façam uso de repelente associado a uso de roupas compridas e claras, além de equipamentos de proteção e uso de botas. Também orientou os cidadãos a manter pastos e lotes capinados e limpos. Em nota, a Prefeitura de Naque se solidarizou com a família da vítima da doença.