A Defesa Civil de Belo Horizonte renovou, na manhã desta segunda-feira (28), o alerta de chuva válido até 8h de terça-feira (29). A previsão é de que na capital ocorra pancadas entre 20 e 30 mm.
Durante o período, o órgão recomenda atenção quanto às áreas de inundação, não trafegar em áreas sujeitas a alagamentos ou perto de córregos e ribeirões nos momentos de forte chuva.
Além disso, orienta não deixar crianças brincando nas enxurradas, não estacionar veículos debaixo de árvores e, em caso de raios, não permanecer em áreas abertas ou usar equipamentos elétricos.
O mês de agosto bateu recorde de chuva acumulada em pleno inverno. De acordo com informações do órgão, a região Centro-Sul da capital registrou 27,2 mm, o que representa 256,6%. A média acumulada, para o mês, é 10,6 mm, conforme informações do Inmet.
Madrugada gelada
A madrugada teve sensação térmica de 0,3°C, entre 5h e 6h, na regional Oeste, conforme informações da Defesa Civil. A temperatura mínima foi de 13,6°C.
A previsão indica que o dia será de céu nublado com chuva ao longo do dia. A máxima estimada é de 23°C e a umidade relativa mínima do ar fica em torno de 60% à tarde.
Confira mais recomendações:
Atenção especial para áreas de encostas e morros;
Nunca se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199);
Se notar rachaduras nas paredes das casas ou o surgimento de fendas, depressões ou minas d’água no terreno, avise imediatamente a Defesa Civil.
Alertas
Moradores da capital podem receber alertas de fenômenos meteorológicos por SMS. Para isso, basta enviar uma mensagem de texto com o CEP da rua em que mora para o número 40199. Logo em seguida, uma mensagem de confirmação será enviada. O serviço não tem custo.