Professores da rede municipal de educação vão paralisar as atividades nesta terça-feira (22) para realizar uma assembleia da categoria. A paralisação acontece no mesmo dia que será aberto o Cadastramento Escolar 2024 da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH).
Segundo a diretora do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Rede Pública Municipal de Belo Horizonte (Sind-REDE), Flávia Silvestre Oliveira, todas as escolas serão afetadas, incluindo as infantis. A assembleia vai discutir a proposta de descongelamento feita pelo prefeito Fuad, a campanha salarial de 2024 e a proposta de alterar a lei orgânica do município para autorizar a contratação de professores pelo processo seletivo simplificado.
“Os trabalhadores em educação de Belo Horizonte concursados vão paralisar as atividades amanhã para realizar a assembleia da categoria, que vai acontecer na Praça da Estação. Os representantes da categoria já apontaram, em reunião realizada há duas semanas, que são contra a contratação de professores via processo simplificado, porque precariza a educação, o atendimento das crianças nas escolas e altera a nossa carreira e as nossas próprias condições de trabalho”.
Por meio de nota, a Prefeitura de Belo Horizonte esclareceu que “respeita a adesão à paralisação/greve, que é individual de cada professor, e também em respeito à comunidade escolar, garante a reposição da carga horária para que nenhum aluno seja prejudicado”.