Morreu nesta terça-feira (15), em Belo Horizonte, o radialista Fábio Martins. Ele estava internado no Hospital Madre Teresa, na capital, desde o dia 5 de agosto para tratar uma trombose. Nascido em Morro do Pilar (MG), Fábio tinha 87 anos e foi um dos grandes radialistas de Minas Gerais.
Fábio Martins foi repórter da Itatiaia e, em 1964, foi o responsável pelo “furo” de reportagem do início do Golpe Militar. Nos anos seguintes, ele cobriu os chamados “anos de chumbo” da Ditadura Militar.
Atuação na UFMG
Professor aposentado da UFMG, Martins foi responsável por projetos de extensão e inserção social. Em
Martins também foi editor da “Rádio em Revista”, publicação da Faculdade de Ciências Humanas da UFMG (Fafich), e autor do livro “Senhores ouvintes - no ar, a cidade e o Rádio”, no qual apresenta a história do rádio em Belo Horizonte. O professor foi homenageado nos 50 anos do curso de Comunicação Social. No vídeo abaixo, é possível ouvir sua voz marcante.
Muitos alunos que passaram pelo curso de Comunicação Social da UFMG se lembram do professor nas disciplinas de rádio. Um deles é o radialista e comunicador Elias Santos, que se refere ao professor, amigo e incentivador como “uma referência, como locutor, como pessoa - gente finíssima, como professor, pelo carinho que tinha pelos alunos”.
Elias se lembra de 1993, quando cursava a disciplina “Rádio 2" com o professor. O trabalho final seria uma homenagem à era de ouro do rádio, que tinha dois grandes produtos: a rádio novela e o programa de auditório. A turma resolveu criar um programa de auditório, que foi apresentado no auditório da Fafich. Ali nasceu o “Elias Sunshine Show”, uma homenagem aos programas de auditório e parte importante da carreira de Elias a partir de então.
Velório e sepultamento
O professor Fábio Martins será velado nesta quarta-feira (16), no Cemitério do Bonfim, das 8h às 10h. O sepultamento está programado para 10h, no mesmo cemitério.