Ouvindo...

Moradores do Castelo se unem para cuidar de cães abandonados; saiba como ajudar

Dos sete cães encontrados na rua, dois já foram adotados e outros cinco ainda aguardam uma nova família adotá-los

Moradores da rua Miguel Perrela, no bairro Castelo, região da Pampulha em Belo Horizonte, se juntaram para ajudar um grupo de sete cachorros que moravam na região. O grupo organizou escalas de alimentação para os animais, padrinhos e madrinhas, lares temporários, castração e vacinação, e agora procuram tutores fixos para adotar os cães.

A ação começou em abril desde ano, quando Baiano, um morador em situação de rua que ficava na região, desapareceu. Era ele que cuidava dos seis cachorros, e moravam juntos em uma casa abandonada na rua. Com o sumiço do Baiano, os cães ficaram desamparados.

“Era um lugar que o Baiano costumava dormir, ficar às vezes descansando durante o dia com os cachorros. Diante o sumiço do Baiano, como os cachorros estavam ali sem comida e sem nenhuma estrutura, surgiu um grupo do WhatsApp para ajudar. O grupo foi crescendo e a gente passou a montar escala para ver quem que ia levar comida, providenciamos vacina, consulta, banho, castração. O grupo foi virando uma família, e agora se chama Família Cães Baiano. Todo mundo determinado em ajudar os cães”, relata a moradora Ana Paula Zenóbio.

Adoção dos cachorros

O grupo ficou cuidando dos seis cachorros até junho deste ano, quando descobriram que a casa abandonada onde eles moravam iria ser demolida para uma nova construção. Assim, começou uma luta contra o tempo para arranjar novos lares para os cães.

“Os cachorros iam ficar sem aquele suporte, porque a gente colocou casinha no lugar, tinha vasilhinha de água, tinha uma estrutura para os cachorros. Eles estavam acostumados, a gente colocou casinha, cobertinha. Diante dessa demanda da construção, nós começamos a mobilizar padrinhos e madrinhas para gente conseguir levar os cachorros para lar temporário”, conta Ana.

Foi assim que os moradores decidiram colocar uma faixa na rua, pedindo ajuda para os cães do Baiano e conseguir um novo lar para eles. Duas fêmeas já foram adotadas, e agora os quatro machos do grupo e a Princesa aguardam uma nova família.

Desde sábado (5), Princesa, Big, Gordinho, Banzé e Narizinho estão em um lar temporário, mas ainda precisam de uma família fixa. Em um Instagram criado para divulgar a iniciativa, os moradores contam um pouco da personalidade dos cãezinhos.

Para adotar um dos cachorrinhos, basta entrar em contato com Ana Paula pelo telefone (31) 9 8341-5685. Já para quem não pode ficar com os cachorros, mas quer ajudar a matnê-los nos lares temporários, pode enviar um Pix, de qualquer valor, para Ana Carolina por meio da chave 31 9 9339-4910.

Conheça os cães do Baiano

Big

“Eu sou o Big… Sou o chefe da matilha… sou um cachorrinho muito carismático, um líder nato, gosto MUITOOOO de brincar com bolinha, sou mansinho, gosto de criança, gosto de outros cachorrinhos também… estou prontinho para um lar cheio de amor. Sou castrado, vacinado, vermifugado e meus exames estão ótimos! Leishmaniose negativo e ainda ganhei uma coleira Seresto”.

Gordinho

“Ei ei, sou o Gordinho … tenho esse nome pois gosto de comer de tudo um pouco, mas só peso 20kg. Sou extremamente alegre, gosto muito de receber carinho! Me dou bem com outros doguinhos, e também gosto de criança!!! Quem me adotar terá um amigo para toda vida… o baixinho aqui é super companheiro. Sou castrado, vacinado, vermifugado!!! Todos os meus exames estão ótimos, sou leishmaniose negativo!!!”

Banzé

“Oieee.. Eu sou o Banzé!!! Sabe aquele carinha legal, que só quer paz?! Esse sou eu. Sou um cachorrinho muito calmo, me dou bem com outros, adoro ficar na cia de pessoas! Eu gostava de ficar nas redondezas de um restaurante aqui do bairro, recebia só comida boa fui ficando bem gordinho e acabei desenvolvendo hipotireoidismo!!! Já estou cuidando e fazendo tratamento… dureza essa ração light, mas tô seguindo tudo bonitinho! Ainda não sou castrado pois tenho que terminar esse tratamento, mas estou vacinado, vermifugado tudooo bonitinho. Estou só esperando um lar muito feliz para me amar”

Narizinho

“Oioi!!! Eu sou o Narizinho!!! Pensa no xodó da turma, esse cara sou eu hehehe Sou muitoooo manhoso, eu choro pedindo carinho. Sou super tranquilo, me dou bem com criança, outros Dogs, pessoas… sou legal com todos. Tenho esse nome por causa do meu ‘Narizinho’ que estava bem machucado quando começaram a cuidar de mim… ainda estou fazendo exames e tratamentos para saber certinho o que eu tenho, mas tirando tudo isso estou ÓTIMO. Sou castrado, vacinado, vermifugado e cheioooo de amor para dar para minha nova família!!!”.

Princesa

“Eiei… Eu sou a Princesa. Sou uma meninona super alegre… amo correr, brincar, amo pessoas!!! Me dou bem com todo mundo: crianças, outros cachorrinhos, adultos…. Estou em um lar temporário esperando um lar definitivo com muito amor para me dar!!! Estou castrada, vermifugada, vacinada… prontinha pra você que está lendo esse textinho!!! Alegria é meu sobrenome”.

Confira outras notícias de Minas Gerais.

Leia mais