O Ministério Público de Minas Gerais, por intermédio do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa do Meio Ambiente, do Patrimônio Histórico e Cultural e da Habitação e Urbanismo (CAOMA), e a Itatiaia lançaram nesta quinta-feira (10) o Podcast ‘Meu Ambiente’, que abordará temas diversos sobre o Meio Ambiente com uma linguagem leve e ouvindo especialistas sobre cada tema.
O lançamento oficial aconteceu na sede da Procuradoria-Geral de Justiça em Belo Horizonte e contou com a participação de representantes do governo do estado, do Ministério Público, entidades ligadas a questões ambientais e do corpo de bombeiros.
A ideia do programa foi do doutor Carlos Eduardo Ferreira Pinto, coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa do Meio Ambiente (Caoma).
“O podcast vai buscar falar com o cidadão, trazendo a importância de se preservar o meio ambiente, conscientizar, levar informação qualificada para que nosso estado seja cada vez mais sustentável. No episódios iniciais falam sobre as tragédias de Brumadinho e Mariana, as repercussões que até hoje os mineiros sofrem, falaremos de patrimônio cultural, de preservação de nossos bens históricos, falaremos da função do Corpo de Bombeiros, serão temas diversificados, com a temática central do meio ambiente”, contou Carlos Eduardo.
Ainda de acordo com o procurador, a parceira com a Itatiaia reforça a ideia da democracia e a liberdade de expressão.
“A Itatiaia é a rádio dos mineiros e essa parceria tem como essência a democracia. De um lado temos a imprensa, com a liberdade que a Constituição garante, e do outro temos o MP, que é o guardião do regime democrático. Isso se junta de modo a levar informação qualificada, garantir a liberdade de expressão e de informação. Discutir temas relevantes e complexos com leveza, com respeito ao diálogo, saindo da bolha dos extremismos e radicalismos”, afirmou Carlos Eduardo Ferreira Pinto.
Pensar o futuro
Observar o que acontece hoje, pensando no futuro. Esse é o foco do novo podcast ‘Meu Ambiente’, segundo o presidente da Itatiaia, Diogo Gonçalves.
“O tema meio ambiente é super relevante e importante, precisamos estar atentos ao que acontece hoje e ao que precisamos fazer hoje para nos beneficiar no futuro. Essa é uma preocupação a longo prazo, para que as novas gerações que ainda vão usufruir do meio ambiente sejam beneficiadas. A Itatiaia está a frente desse projeto, junto com o MP, para educar sociedade, no sentido de prestarmos serviço a população”, conta Gonçalves.
O programa Meu Ambiente vai ao ar de quinze em quinze dias. Veja o primeiro episódio: