Ouvindo...

Expo Favela Minas: 1ª edição da feira de negócios deve atrair 6 mil visitantes e investidores

Evento focado em empreendedores e startups de favelas mineiras vai promover networking e “conectar morro e asfalto”; feira de negócios acontece nos dias 15 e 16 de setembro

Feira de negócios foi lançada oficialmente nesta quinta

Belo Horizonte recebe, nos dias 15 e 16 de setembro, a primeira Expo Favela Minas, uma feira de negócios focada em empreendedores e startups lideradas por moradores de aglomerados e comunidades. A expectativa dos organizadores é “conectar morro e asfalto”, atraindo 6 mil visitantes e investidores para visitar os cerca de 150 expositores que devem estar presentes no evento.

Nesta quinta-feira (3), a Expo Favela Minas foi oficialmente lançada em um evento na sede do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Minas Gerais (Sebrae MG), em Belo Horizonte. Segundo o diretor de operações do Sebrae Minas, Marden Magalhães, a feira é uma oportunidade para que negócios se conectem e se desenvolvam.

“É importante enxergar essas oportunidades de mercado através das feiras, das conexões que fazemos nas rodadas de negócio. Queremos dar todas as condições para que esses empreendedores façam negócios entre eles e com outros empresários.”

Primeira Expo Favela em Minas

O evento será a primeira edição mineira da Expo Favela, que nasceu em 2022 em São Paulo e deve chegar a 21 estados em 2023, além de Nova York, Paris e Lisboa. A feira original foi idealizada por Celso Athayde, fundador da Central Única das Favelas (Cufa) e CEO da Favela Holding, conjunto de empresas e startups de periferia.

A versão mineira é liderada por Marciele Delduque, que foi coordenadora regional da Cufa e é fundadora de um grupo de empreendedoras chamado Marianas Mulheres que Inspiram. Marciele vê a Expo Favela Minas como o ambiente propício para uma troca de experiências enriquecedoras.

“Essa feira tem um objetivo muito genuíno, de preparar um ambiente de networking gigante e mostrar como essas verdadeiras potências da favela impactam a economia. É um grande encontro dessas pessoas que trazem suas ideias e entendem que a favela é um lugar para se fazer negócios.”

Ponte para o mercado

O idealizador da Expo Favela, Celso Athayde, conta que os empreendedores que vivem em favelas muitas vezes não se veem como empreendedores. Para ele, o evento é uma oportunidade de mostrar para o “asfalto” a capacidade dos empreendedores de favela de todo o Brasil.

“A gente da favela não tem o hábito de participar de feira porque são eventos caros e, muitas vezes, não acreditamos nas coisas que não conhecemos. À medida em que você descobre que nesses ambientes há coisas interessantes e importantes, você começa a ter uma nova visão sobre isso. Foi necessário construir o espaço, construir uma ponte entre os meus pares e o mercado.”

Além da exposição de centenas de empreendedores de favelas do estado, a Expo Favela Minas 2023 vai contar com palestras, workshops, exposições, debates, cursos, desfiles e shows musicais. O evento conta com o apoio da Prefeitura de Belo Horizonte, do Governo de Minas, do Sebrae e de outras instituições. As informações sobre distribuição de ingressos devem ser divulgadas nas próximas semanas.

Jornalista formado pela UFMG, com passagens pela Rádio UFMG Educativa, R7/Record e Portal Inset/Banco Inter. Colecionador de discos de vinil, apaixonado por livros e muito curioso.