Ouvindo...

Copasa cria força-tarefa para identificar motivo de cobranças anormais no bairro Esplanada

Ouvintes da Itatiaia reclamaram de contas com valores até 3.000% mais altos que a média

Legenda: Gerente de gestão de serviços, Ronaldo Lyrio, responde questionamentos de ouvintes da Itatiaia

A Copasa criou uma força-tarefa para tentar identificar problemas denunciados pelos moradores no bairro Esplanada, na Região Leste de Belo Horizonte.

O gerente de gestão de serviços, Ronaldo Lyrio, explica que a região será vasculhada. “Estamos fazendo uma checagem em várias ruas do bairro para verificar se procedem as situações em relação ao trabalho dos leituristas”, diz.

Após a série de reportagens da Itatiaia, a Copasa também reduziu a conta de água de Graça Moreira, de R$ 1.028,00 para R$ 76,00. O caso aconteceu no no bairro Palmeiras, na Região Oeste. Ela levou um susto ao perceber que a conta subiu quase 3.000% entre os meses de maio e junho. Ela também estava recebendo uma conta em nome da mãe dela, que faleceu há 10 anos.

Ronaldo Lyrio conta que, no caso de Graça, ocorreu um erro no local, após um familiar dela pedir a religação de um hidrômetro em nome da mãe da diarista.

Em relação à denúncia de moradores sobre a ausência dos leituristas nas ruas do bairro Esplanada, Lyrio explica que os trajetos feitos pelos profissionais são específicos e não podem ser alterados sem justificativa. “A ciade é dividida em roteiros que o leiturista faz. Às vezes, ele passa de um lado da rua e não vai no lado ímpar naquele dia. Isso faz parte da otimização do trabalho, eles seguem o caminho pré-determinado”, diz.

A Copasa informa, ainda, que 320 profissionais fazem mais de 1,5 milhão de leituras de equipamentos na Grande BH no período de 30 dias. Os erros de leitura, historicamente, não ultrapassam 1%.

Ainda segundo a empresa, reclamações podem ser feitas pelos canais de atendimento da Copasa. São eles: Central de Atendimento ou 115, 0800 0300 115 ou no site copasa.com.br.

Repórter de política na Rádio Itatiaia. Começou no rádio comunitário aos 14 anos. Graduou-se em jornalismo pela PUC Minas. No rádio, teve passagens pela Alvorada FM, BandNews FM e CBN, no Grupo Globo. No Grupo Bandeirantes, ocupou vários cargos até chegar às funções de âncora e coordenador de redação na BandNews FM BH. Na televisão, participava diariamente da TV Band Minas e do BandNews TV. Vencedor de 8 prêmios de jornalismo. Já foi eleito pelo Portal dos Jornalistas um dos 50 profissionais mais premiados do Brasil.