Ouvindo...

Arraial de Belo Horizonte: conheça a Arriba Saia, vencedora do Concurso do Grupo Especial

O grupo existe desde 2002 e disputa a categoria há 10 anos, conquistando o título inédito

A apuração aconteceu na tarde desta terça

O Concurso Municipal de Quadrilhas do 44º Arraial de Belo Horizonte chegou o fim. Na tarde desta terça-feira (1º) foi realizada a apuração das apresentações do Grupo Especial, que coroou a quadrilha Arriba Saia como a grande vencedora.

O grupo existe desde 2002 e disputa a categoria há 10 anos. Mário Diógenes, representante do grupo relatou que a experiência foi muito importante para o crescimento do grupo e não escondeu a emoção com a conquista

"É uma emoção muito grande, o grupo existe desde 2002, estamos no Grupo Especial há muito tempo e é uma satisfação muito grande conquistar o primeiro lugar. O Lucas Lopes, nosso presidente e coreógrafo, sempre muito engajado na cultura junina mineira. Então esse ano falar sobre o tempo com nosso trabalho e nossa coreografia foi muito importante para o crescimento do grupo. Só temos a agradecer”, relata.

O Arriba Saia teve como tema principal o tempo, com o intuito de representar a construção do tempo perante a sociedade e valorizar o crescimento e término da vida.

“Nós conseguimos trazer os noivos e a história foi representada desde eles pequenos e também ao final, com a morte, o ‘destino de todos nós’”, completa.

O representante ressaltou a força do movimento junino em Minas Gerais, e que a felicidade da conquista de uma quadrilha pode ser vista no trabalho de outra.

“O movimento junino mineiro precisa ser unido e ficar satisfeito com a vitória e com as posições das outras quadrilhas. Todas tentam de alguma forma com que a cultura junina seja representada por todos os lugares de Minas Gerais e também até mesmo fora. Esse ano foi o ano da Arriba, mas independente da posição todas fizeram um excelente trabalho e conseguiram representar a cultura junina mineira no tablado de Belo Horizonte”, conta.

Belotur

A diretora de eventos da Belotur, Marah Costa, relata que o balanço geral é extremamente positivo. O Arrail registrou, nesta edição, aumento no número de quadrilhas e uma grande público em todos os dias do evento.

“Balanço até agora é extremamente positivo. Tivemos a praça cheia durante esses primeiros cinco dias de evento, no concurso de Acesso e também agora no Especial, encerrando com chave de ouro. Ainda temos mais um final de semana com grandes shows para encerrar o 44° Arraial de Belo Horizonte”

Formado em jornalismo pela PUC Minas, foi produtor do Itatiaia Patrulha e hoje é repórter policial e de cidades na Itatiaia. Também passou pelo caderno de política e economia do Jornal Estado de Minas.
Formado em Jornalismo pelo UniBH, em 2022, foi repórter de cidades na Itatiaia e atualmente é editor dos canais de YouTube da empresa.