A jovem Katie Graham, de 24 anos, foi diagnosticada com Síndrome Postural Ortostática Taquicardizante, uma condição rara que provoca aumento da frequência cardíaca com atividades básicas, causando cansaço, tontura e podendo levar até a um desmaio.
De acordo com ela, movimentos básicos como fazer exercícios, lavar a louça, tomar banhos quentes e até se levantar podem provocar uma súbita mudança nas condições, trazendo riscos de quedas. Por conta de sua condição, ela convive com um cão de serviço que acompanha e auxilia a mulher a fugir dos riscos eminentes.
Em suas redes sociais, ela compartilha momentos em que o cão percebe as mudanças no corpo da tutora e a ‘avisa’, fazendo ela se sentar para evitar quedas. Em seguida, ele abre a geladeira para pegar água e fica ao seu lado. Confira!
Bailey, um border collie de quatro anos, acompanha a tutora em todos os cantos da casa. De acordo com ela, ele é capaz de sentir o momento em que a frequência cardíaca chega a níveis perigosos momentos antes de acontecer.
“Quando ele percebe o risco, ele pula em mim para dizer que algo não está certo”, relata em suas redes sociais.
Em entrevista, Katie explicou que o cachorro foi treinado para sentir um cheiro que o corpo dela emite antes de perder a consciência.
“Isso me dá tempo suficiente para chegar a um local seguro e me preparar para perder a consciência. Sem Bailey, eu teria desmaiado e poderia ter batido a cabeça”, completa.
Luta diária
A jovem conta que conviver com essa doença, ainda mais morando sozinho, é algo extremamente complicado, já que ela não tem controle sobre seu corpo e que literalmente qualquer atividade pode trazer risco de desmaios e quedas.
"É muito ruim não ter um dia sem um episódio. Bailey é meu porto seguro, sem ele eu não sobreviveria”, conta.
A jovem tinha uma vida normal, era atleta de hipismo e competia, mas precisou mudar completamente o estilo de vida por conta da condição. Ela desenvolveu quadros de depressão e ansiedade, que também são ‘tratados’ por Bailey, que se coloca do lado da tutora e a ‘abraça’.