A Prefeitura de Belo Horizonte vai distribuir antenas contra linhas cortantes para motociclistas nesta quinta-feira (27). A ação marca o Dia Nacional do Motociclista e ainda vai contar com uma campanha de conscientização da população.
As antenas contra cerol vão ser distribuídas em dois momentos: das 9h às 11h, no encontro da avenida Amazonas com Avenida Francisco Sá, na região Oeste da capital; e das 14h às 16h, na avenida Dom Pedro II, nº 1.800, no bairro Carlos Prates, região Noroeste da capital.
Além da distribuição gratuita de antenas, a prefeitura também vai conscientizar a população sobre os riscos do uso de linhas cortantes e como se proteger desse tipo de artefato.
“Trabalhamos com afinco para evitar o uso do cerol e seus similares. Porém é importante contar com o apoio da população, que precisa denunciar essa prática criminosa. As pessoas não podem assistir de forma passiva a vida de pais de família sendo colocadas em risco pela irresponsabilidade de outras”, destaca o comandante da Guarda Civil Municipal, Júlio César de Freitas.
Perigo
O uso e armazenamento de linhas cortantes é proibido por lei e o responsável pode ser multado em até R$ 4 mil. No caso de ferimentos com cerol ou linha chilena, a pessoa também pode responder criminalmente. Quem for flagrado usando essas linhas e não entregar o material ao guarda municipal pode ser detido e encaminhado à unidade policial.
Entre 1º de janeiro e 25 de julho, a Guarda Municipal apreendeu 731 latas e carretéis com linhas cortantes. No mesmo período, foram oito ocorrências registradas e uma pessoa conduzida à autoridade policial.