O número de multas por avanço de sinal cresceu. Em Belo Horizonte, houve um aumento de 6,5% em multas por radar em um ano. Nos seis meses do ano passado, mais de 60 mil multas por avanço de sinal foram registradas. Este ano, os números já passam dos 65 mil. Em Minas Gerais, a alta é ainda maior: 10,2%. Este ano acumula 121 mil multas.
A coordenadora de Projetos Especiais e Segurança da Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHtrans), Jussara Bellavinha, avalia que o problema é grande e tem piorado. “O desrespeito ao semáforo tem piorado. O pedestre, historicamente, respeitou muito pouco e os motoristas respeitavam mais. Agora, o problema inverteu”, disse.
Ela avalia que o cenário está ligado aos motociclistas de delivery por aplicativo, que correm contra o tempo, na tentativa de melhorar os rendimentos no trabalho. “O problema tem um vínculo importante com o aumento do delivery. Por quê? Eles precisam de ter uma alta produtividade”, disse.
O crescimento no número de multas está diretamente ligado ao aumento no número de acidentes. O aumento na fiscalização e a educação da população são medidas para solucionar o problema. “Ninguém tem dúvida que a fiscalização faz efeito. Por exemplo, o problema do capacete. A gente não vê gente sem capacete porque foi muito fiscalizado”, informou.
O valor da multa por avançar o sinal vermelho é R$ 293,47. A infração é gravíssima e o condutor perde sete pontos na CNH.