O Colégio Nossa Senhora das Dores, localizado no bairro Floresta, região Centro-Sul de Belo Horizonte, está oferecendo aulas gratuitas do Ensino Médio para pessoas acima de 18 anos na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA). O curso acontece presencialmente, de segunda a sexta-feira, das 19h às 22h.
Atualmente, o curso ainda tem 60 vagas livres, das 100 ofertadas gratuitamente. Para participar, basta ter mais de 18 anos e passar por uma avaliação socioeconômica. Os estudantes da EJA têm os mesmos benefícios que os alunos pagantes da escola, destaca a coordenadora, Cristiana Noronha:
“Vale ressaltar que a EJA é uma filantropia das irmãs, e os professores são, em sua maioria, os mesmos da escola regular. Os alunos da EJA têm acesso a todos os laboratórios, quadras e biblioteca, da mesma forma que os alunos pagantes da escola regular”.
O colégio, entretanto, está preocupado com o futuro do curso devido à falta de procura. Cristiana conta que, antes da pandemia, todas as vagas eram preenchidas rapidamente, mas que neste ano a procura está baixa e apenas 40% das vagas no próximo semestre foram preenchidas. Se não aparecerem mais alunos, existe a possibilidade do projeto acabar.
“Acredito que a situação financeira, falta de perspectiva com o futuro, preço da passagem de ônibus, trabalhos à noite, como supermercados e sacolões, impactou a procura. Mas, para as Irmãs manterem a EJA, é necessário termos mais alunos. É um projeto muito bacana que pode acabar”, lamenta.
O contato para a inscrição é feito na própria escola (Av. Francisco Sales, 77 – Floresta) ou através dos telefones (31) 3226-6993 e (31) 9 9554-2110. Os interessados podem se inscrever para as aulas deste semestre até o dia 11/08.