Após quase um mês de estiagem, a
A reportagem da Itatiaia conversou com Lucas Oliver, geógrafo e professor, para responder o que aconteceu e como deve ficar o tempo neste fim de semana.
Para entender o que ocorreu hoje, é necessário voltar alguns dias: Belo Horizonte teve o mês de julho mais quente registrado nos últimos dez anos. “Tivemos três dias em que a temperatura atingiu os 30º C, o que é raríssimo. Isso porque a gente estava sob o efeito da massa de ar quente chamada de Tropical Continental e, ao mesmo tempo, do ciclone”, explicou.
Já o ciclone, ao contrário do que muita gente pensa, é comum no país nesta época do ano. “Depois que o ciclone passa, ele se desloca para o meio do Oceano Atlântico e logo vem uma massa de ar fria chamada Polar Atlântica”, disse.
Quando duas ou mais massas de ar de características diferentes se encontram, elas não se misturam. “Esse fenômeno a gente chama de e frente fria. E o encontro da frente fria com a força do ciclone trouxe a chuva pela manhã”, explicou.
Nas redes sociais, a mudança repentina do tempo virou piada: “tempo doido”. “A capital mineira fica localizada onde massas de ar costumam se encontram”, apontou.
O frio vem aí
Lucas disse que previsão é de que o frio anunciado desde o início da semana chegue na noite de hoje. “O amanhecer de sábado vai ser gelado e deve ficar frio até domingo. Teremos que tirar o casaco de novo”, disse.
Ontem, o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) informou que as temperaturas podem despencar até 5 °C em mais da metade das cidades mineiras, incluindo, BH.
Hoje, a temperatura mínima na capital foi de 14,7 °C e a máxima estimada é de 26 °C .De acordo com a Defesa Civil, a tendência será de tempo nublado a parcialmente nublado durante o fim de semana.