Pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais estão trabalhando na criação de adesivos de pele para aplicação de vacinas. O projeto é do Laboratório de Biologia Celular do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), em parceria com outras universidades brasileiras, e tem o objetivo de facilitar a imunização para pessoas com aversão a agulhas e injeções.
O adesivo colante tem microagulhas que aplicam a vacina de forma indolor, mas ainda é preciso comprovar se este material é capaz de injetar no corpo humano as substâncias do imunizante, ou se podem causar algum tipo de efeito colateral, como irritação ou inflamação na pele. Para isso, o adesivo precisa passar por ensaios pré-clínicos, que utilizam células de pele humana, de fígado de camundongo e de rins de macaco. O material é disponibilizado por bancos internacionais de células.
“Nós expomos um grupo de células às microagulhas e avaliamos se essas células estarão viáveis ou se vão parar de crescer. Em outra experiência, agora in vivo, avaliamos se a pele do camundongo fica irritada, se há inflamação no local e se há alteração morfológica em decorrência da aplicação da microagulha”, explica a pesquisadora Lídia Maria Andrade, do Laboratório de Biologia Celular.
Os resultados obtidos, até o momento, são promissores. Segundo a pesquisadora, foi observado que as microagulhas foram capazes de liberar rapidamente o conteúdo do imunizante e que não houve irritação ou alergia na pele animal. A expectativa é que os testes ocorram até 2025.
Parceria entre universidades
A UFMG foi convidada a participar dos estudos e colaborar com a fase de testes da segurança das microagulhas que compõem os adesivos, liderados pelo professor Guilherme Mattos Jardim Costa, do Departamento de Morfologia.
As microagulhas, por sua vez, são desenvolvidas pela startup Microneeds, em parceria com diversas universidades brasileiras. Entre elas estão a Universidade Federal do ABC (UFABC), a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e o Instituto do Coração (Incor).