Mais de 409 mulheres foram atendidas no primeiro semestre de 2023 pelo Centro Integrado de Atendimento à Mulher (Ciam) da Prefeitura de Belo Horizonte. Quando considerado os casos de uma mesma mulher que buscou auxílio mais de uma vez, o número sobre para 990 atendimentos.
O Ciam faz atendimentos sobre questões jurídicas, de saúde e outras naturezas a mulheres em situação de vulnerabilidade social, com trajetória de vida nas ruas, em uso prejudicial de álcool e outras drogas e em situação de violência doméstica.
Atualmente 1.234 mulheres são cadastradas no Ciam, incluindo as 175 novatas inseridas no primeiro semestre deste ano. Cerca de 46% das mulheres que frequentam o Centro Integrado pertencem à faixa-etária entre 30 e 39 anos e outras 27% têm entre 20 e 29 anos. Além disso, 13% delas são mulheres transsexuais.
Como o Ciam oferece café da manhã, almoço e lanche, o atendimento mais procurado é o de alimentação. O banho surge como segunda maior demanda das mulheres, que recebem toalhas higienizadas e um kit individual de produtos de higiene pessoal. O acesso a roupas e a busca por um lugar para descansar, surgem na sequência, respectivamente.
As mulheres podem receber atendimento na rua Nohme Salomão, n.º 73, no bairro Lagoinha, região Noroeste de BH. O Ciam tem capacidade para atender até 45 mulheres por dia e funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.