Ouvindo...

Plataforma da PBH abre inscrições para curso de qualificação no setor de transportes

Além do curso, a GO BH também tem 2 mil vagas de emprego para motoristas de ônibus urbanos e manobristas

Estão sendo ofertadas 16 vagas para quem se interessa em conduzir ônibus

A plataforma GO BH, da Prefeitura de Belo Horizonte, está com inscrições abertas para o curso de capacitação para condutores de veículos de transporte coletivo de passageiros. A iniciativa faz parte do Projeto Emprega BH no Transporte e as inscrições podem ser feitas online até o dia 17 de julho.

Nesta etapa, estão sendo ofertadas 16 vagas para quem se interessa em conduzir ônibus, vans e outros tipos de transporte coletivo. Serão 50 horas de aulas presenciais, realizadas de 24 de julho a 4 de agosto, no SEST Jardim Vitória (Rua Professor Amílcar Viana Martins, 78 - Jardim Vitória).

Para participar do curso, é preciso ser maior de 21 anos e não pode estar cumprindo pena de suspensão do direito de dirigir ou ter a CNH cassada. Também não é permitida a participação de quem tenha pena decorrente de crime de trânsito, bem como impedimento judicial de exercer os direitos. Os alunos devem ser habilitados, no mínimo, na Categoria D e a CNH tem que ser de Minas Gerais.

O preenchimento do formulário de inscrição não garante a participação no programa. A seleção é feita por meio de uma avaliação da situação socioeconômica dos candidatos e eles serão comunicados sobre os resultados. Os alunos vão aprender sobre legislação de trânsito, direção defensiva, noções de primeiros socorros, respeito ao meio ambiente, convívio e relacionamento interpessoal.

A qualificação não é obrigatória para trabalhar no setor de transportes, mas amplia as chances de empregabilidade. Atualmente, a GO BH tem mil vagas para motoristas de ônibus urbanos, com salários de R$2.758,54, e outras mil vagas para manobristas, com remuneração de R$1.379,34.

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.