Ouvindo...

Idoso de 62 anos é o primeiro caso de febre maculosa em Matias Barbosa

Em 2023, conforme dados da Secretaria de Estado de Saúde foram confirmados até o momento três casos de febre maculosa na Zona da Mata

Febre Maculosa é causada pelo Carrapato-estrela

Um caso de febre maculosa foi confirmado na cidade de Matias Barbosa, na Zona da Mata. Trata-se de um idoso, de 62 anos, que está em tratamento. A confirmação foi divulgada nesta quinta-feira (6) pela Secretaria de Estado de Saúde.

A prefeitura informou que o idoso pratica pescaria e pode ter sido picado pelo carrapato na zona rural do município. Segundo o Executivo Municipal, o Departamento de Saúde foi notificado sobre o caso na última sexta-feira (30/06) e o paciente fez uma série de exames, sendo levado para um hospital para investigação. De acordo com a prefeitura, mesmo com a confirmação, a unidade hospitalar deve realizar um novo exame.

Em 2023, conforme dados da Secretaria de Estado de Saúde foram confirmados até o momento três casos de febre maculosa na Zona da Mata, além desse de Matias Barbosa, dois foram registrados em Manhuaçu e ambos evoluíram para óbito. As vítimas foram duas pessoas do sexo masculino, de 28 e 54 anos.

A febre maculosa é causada por uma bactéria transmitida principalmente pelo carrapato-estrela, que pode ser encontrado em áreas rurais e silvestres, como matas, pastos e margens de rios. É fundamental estar atento aos sinais e sintomas da doença, que incluem febre alta, dor de cabeça, dores musculares, mal-estar geral e manchas vermelhas pelo corpo. O aumento dos casos reforça a importância da conscientização e adoção de medidas preventivas para evitar a infecção pela febre maculosa.

Joubertt Telles é graduado em jornalismo pelo Centro Universitário Estácio Juiz de Fora, em 2010, e possui curso de Processo de Comunicação e Comunicação Institucional pela Fundação Getúlio Vargas. Trabalha na Itatiaia Juiz de Fora desde 2016, como repórter e apresentação. Prêmio Sindicomércio de Jornalismo 2017, na categoria rádio. Prêmios do Instituto Cultura do Samba como destaque do jornalismo local, em 2016 e 2017. Já atuou na Rádio Globo Juiz de Fora, TVE e Diário Regional, além de ter desempenhado função de assessor parlamentar na Câmara Municipal de Juiz de Fora.