Moradores de Caeté denunciam precariedade dos ônibus metropolitano da linha 4810, que faz a ligação entre a cidade de Grande BH e a Estação São Gabriel, lado Nordeste da capital mineira. Nesse domingo (3), um passageiro filmou o painel do coletivo coberto por fumaça. Não fica claro se houve curto-circuito ou qual outro problema ocorreu. O motorista teve que parar o veículo e suspender a viagem. “Vai pegar fogo”, disse uma passageira.
Já nesta segunda-feira (3) um problema no radiador de outro coletivo da linha deixou passageiros na mão. Imagens enviadas à Itatiaia mostram passageiros na beira da estrada.
O bombeiro hidráulico Júlio Cesar Oliveira Miranda, 41 anos, usa frequentemente as linhas 4800, 4810 e 4830 e diz que todas têm problemas graves.
“Está bem complicado. A gente não sabe se vai sair de casa e vai voltar. A gente já não sabe disso no dia e ainda tem um transporte desse. A passagem é um absurdo, está R$ 17,45”, reclama. “Nós, moradores de Caeté, sofremos muito com a qualidade desses ônibus. No tempo de chuva é um sofrimento danado por causa da quantidade de água que entra nos ônibus”, completou.
Posicionamento
A Itatiaia procurou o Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), que de manifestou a através de nota (confira na íntegra abaixo).
“De acordo com o Regulamento do Sistema de Transporte Coletivo Intermunicipal e Metropolitano de Passageiros (RSTC), cabe ao Consórcio responsável pela linha zelar pela segurança e manutenção da frota.
O consórcio que opera a linha 4810 será notificado e os veículos citados na demanda serão convocados a comparecer no sistema de vistoria do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG).
O Departamento irá programar ações de fiscalização para a linha. Tais ações são realizadas de forma rotineira, de acordo com a capacidade operacional das equipes, que efetuam vistorias nos coletivos para verificar as condições de trafegabilidade”.