A Prefeitura de Camanducaia, onde está localizado o distrito turístico de Monte Verde, confirmou nesta segunda-feira (26) que a pousada Chalé Aroma de Jasmim não ‘possui alvará de funcionamento e não seguia as regras dos meios de hospedagens regulares’. No último sábado (24), o casal Walther Reis Cleto Junior, de 51 anos, e Alessandra Aparecida Campos Reis Cleto, de 49, foi encontrado sem vida em uma das suítes do estabelecimento. O povoado do Sul de Minas tem 7 mil leitos, 95%
Familiares das vítimas suspeitam de intoxicação por monóxido de carbono. No entanto, somente a perícia poderá confirmar o que provocou a tragédia. A Polícia Civil investiga o caso.
“Monte Verde possui mais de 7 mil leitos, cerca de 95% deles têm lareira e sistema de aquecimento, e nunca houve nenhum caso do tipo. Vale ressaltar que o local em que o casal se hospedou não possui alvará de funcionamento e não seguia as regras dos meios de hospedagens regulares”, diz nota enviada à Itatiaia.
A Executivo municipal orienta ainda que turistas procurem por estabelecimentos devidamente registrados e com alvará de funcionamento. “A administração municipal intensificou a fiscalização, segue ajudando nas investigações e trabalhando para que tudo seja esclarecido o mais rápido possível”, encerra.
Entenda
O casal, de São José dos Campos-SP, foi encontrado sem vida na manhã de sábado (24), em uma suíte da pousada. O dono do estabelecimento disse à polícia ter notado que a bomba de água do banheiro estava ligada por muito tempo. Ele resolveu bater na porta, mas não foi respondido. Em seguida, ligou para o casal, também sem sucesso. Sem resposta, o proprietário abriu a porta com a chave reserva e encontrou Walther e Alessandra caídos no chão. O socorro médico foi acionado e constatou as mortes. Em seguida, a polícia foi chamada.
Imagens que divulgam o Chalé Aroma de Jasmim mostram lareiras próximas à cama. As fotos divulgadas pela pousada mostram lareiras internas, com saídas externas. Conforme o boletim de ocorrência, o dono do Chalé Aroma de Jasmim disse à polícia que o local não possui alvará de funcionamento. A reportagem encontrou em contato com a Prefeitura de Camanducaia, onde está localizado o distrito de Monte Verde, e aguarda retorno. A Itatiaia também tenta contato com os responsáveis pelo chalé.
Circunstâncias
Em nota, a Polícia Civil informou que investiga o caso. “Sobre a ocorrência registrada na manhã deste sábado (24/6), em Monte Verde, distrito de Camanducaia, a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) informa que, assim que a acionada, direcionou a perícia oficial ao local dos fatos para as atividades de praxe, os corpo das vítimas, à princípio sem sinais de violência, foram encaminhados ao Posto Médico Legal (PML), em Pouso Alegre, para exames de necropsia. A PCMG apura as circunstâncias que envolveram o fato, e aguarda a conclusão de laudos periciais que atestarão as circunstâncias e a causa das mortes da mulher, de 49 anos, e do homem, de 51 anos”, diz o texto.