Ouvindo...

Mineiros procurados pela Interpol são presos ao desembarcarem em Confins

Presos têm relação com tráfico de drogas e homicídios; eles foram deportados dos Estados Unidos

Presos têm relação com tráfico de drogas e homicídios; eles foram deportados dos Estados Unidos

Um trio procurado pela Interpol, entre eles dois mineiros, foi preso pela Polícia Federal (PF) ao desembarcar no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, nessa sexta-feira (23). Os suspeitos chegaram em um voo de deportados vindo dos Estados Unidos.

Um deles, natural de Campanário, região mineira do Vale do Mucuri, foi condenado a 1 ano e 8 meses de prisão por tráfico de drogas pelo Juízo da Vara Criminal da Infância e da Juventude e de Precatórias Cíveis e Criminais da Comarca de Itambacuri (MG).

De acordo com informações da PF, ele fornecia proteção enquanto um comparsa vendia as drogas. “Além disso, o foragido participava do transporte e da compra da substância ilícita.” O Núcleo de Cooperação Internacional/Interpol da Polícia Federal em Minas Gerais emitiu, em 2022, um mandado de busca internacional chamado de “Difusão Vermelha” para capturar o foragido.

O segundo indivíduo preso, natural de Açucena, na região mineira do Vale do Aço, tem contra ele um mandado de prisão por homicídio qualificado e foi condenado a 15 anos de prisão pelo Juízo da Única Vara da Comarca de Açucena.

“Ele foi contratado por um pai para assassinar um homem com quem sua filha estava grávida e pretendia morar junto, tendo executado a vítima com tiros”, detalha a PF. Ele também teve o nome incluído na lista de busca internacional pela Interpol, no ano passado.

O terceiro preso, natural de Catalão/GO, foi condenado a 19 anos e 10 meses de prisão por homicídio pelo Juízo da 1ª Vara Criminal dos Crimes Dolosos Contra a Vida e Tribunal do Júri do Tribunal de Justiça do estado de Goiás.

“Ele espancou a própria mãe até a morte porque ela não lhe deu metade do valor obtido com a venda de uma casa”, explica a Polícia Federal. O mandado de busca internacional foi emitido em 2022.

Prisão

Os três foragidos foram presos ainda em solo americano pela ICE - U.S. Immigration and Customs Enforcement, a autoridade de imigração dos EUA, por violarem as normas migratórias do país.

Após passarem por exames de corpo de delito, foram encaminhados ao Complexo Penitenciário Nelson Hungria, onde estão à disposição da Justiça.

Jornalista graduada pelo Centro Universitário Newton Paiva em 2005. Atua como repórter de cidades na Rádio Itatiaia desde 2022