Um dos motivos de estar vivo é poder sonhar e realizar os sonhos. E não importa o tamanho ou a dificuldade, afinal, ir em busca do que faz brilhar os olhos é o que impulsiona a locomotiva da vida a seguir sempre em frente. Duas crianças, de Contagem, região metropolitana de Belo Horizonte, ganharam um presente nesta segunda-feira (19) após a empresa VLI, que realiza transporte de carga sobre trilhos, aceitar o pedido dos pais para que os garotos conhecessem, de perto, uma locomotiva.
O pequeno Pedro Antônio Vidente Nascimento, de apenas 3 anos, não sabia para onde olhar. Fascinado por trens, ele sabe explicar em detalhes o que eles carregam e para onde vão. O pai, Wanderson Nascimento, engenheiro químico de 36 anos, entrou em contato no fim do mês de maio explicando o fascínio do filho pelos trens perguntando se a empresa podia realizar o sonho de Pedro. Após o envio de vídeos, fotos e desenhos, a VLI disse sim. Para o pai, não há presente melhor no mundo do que realizar o sonho do filho.
“Eu nem sei como falar sobre esse sentimento de ver o sonho do meu filho realizado, porque olhando nos olhos dele, a felicidade e o sorriso são gratificantes. Mandei várias mensagens para empresa falando do sonho dele, mandei foto e consegui. E ele sempre perguntando: ‘será dia 19, pai?’ E o dia chegou, foi muito bom, buzinou, tirou foto. Foi ótimo!”
O auge da realização do sonho foi o momento em que as crianças entraram na locomotiva e sentaram na cadeira do maquinista. Davi Oliveira, de 8 anos, disse que o sonho dele é ser maquinista ou motorista de ônibus.
“Eu achei muito legal, porque nunca tinha entrado em uma locomotiva, só nos joguinhos. Desde criança eu corria pra ver o trem, na casa dos meus avós, e eu também tenho uma locomotiva de brinquedo em casa. Eu quero ser maquinista de trem e motorista de ônibus, quando eu crescer.”
O pai do Davi, o analista fiscal Leandro Oliveira, de 42 anos, relata que a paixão do garoto pelos trilhos e pelos trens começou ainda criança. Como a família mora próxima aos trilhos, o barulho dos vagões sempre chamou a atenção do garoto.
“Não tenho como explicar a felicidade dele e a alegria dentro da locomotiva. É um sonho realizado. A paixão do Davi começou aos seis meses de idade. Ele convive com as duas paixões, trem e ônibus. Nós já viajamos de trem, mas conhecer a locomotiva foi inesquecível e foi a primeira vez.”
VLI
A empresa VLI é responsável pelo transporte de carga, entre eles o minério de ferro, com portos, ferrovias e terminais, que circulam em 10 estrados brasileiros e o Distrito Federal. Ciente da responsabilidade social e da parceria com a comunidade, a empresa tem o hábito de abrir as portas da companhia sempre que existe a demanda da população. Para o supervisor de operações da VLI, em Contagem, Luiz Trindade, transformar os sonhos em realidade é uma das missões da empresa.
“A gente tem esse trabalho social bem integrado com a comunidade. Estamos sempre de portas abertas para receber as pessoas, principalmente as crianças, o que deixa a gente ainda mais animado pelo fato de ser criança que quer conhecer. É muito gratificante pra gente.”
A empresa também é responsável pela Maria Fumaça que liga as cidades mineiras e históricas de São João del-Rei e Tiradentes.