Ouvindo...

Festa Junina em ritmo de Carnaval? bloco desfila neste domingo (18) e une batuque e quentão em BH

O cortejo do bloco Zodiáco está marcado para às 12h, na Praça Floriano Peixoto, no bairro Santa Efigênia, na região Leste de BH

Bloco de carnaval desfila durante o ano inteiro

‘Mamãe eu quero, mamãe eu quero, mamãe eu quero'…. Carnaval. Em pleno outono, o Zodiáco leva os foliões para a rua em uma festa que comemora quatro anos do bloco e une a São João e a folia de rua com direito a glitter, correio elegante e muito quentão.

“Este cortejo é especial! Faremos um cortejo temático, caipira, bem junino! Estamos programando correio elegante e passinhos de quadrilha. Glitter com quentão, roupas xadrezes, chapéus de palha... Está tudo autorizadíssimo”, brincou a engenheira eletricista e uma das organizadoras do bloco, Joana Pereira, de 38 anos.

O Zodíaco faz desfiles de janeiro a janeiro, homenageando cada signo do calendário. O cortejo geminiano está marcado para este domingo (18), às 12h, na Praça Floriano Peixoto, no bairro Santa Efigênia, na região Leste de Belo Horizonte.

As origens

O Zodíaco surgiu em junho de 2019, a partir da ideia de um grupo de amigos para comemorar aniversariantes do mês. “Por que não fazemos carnaval nas ruas de Belo Horizonte o ano todo? E uma forma disso acontecer foi a homenagem aos signos do zodíaco”, contou.

O bloco nasceu em um domingo e essa tradição é mantida desde então. Com o decorrer dos anos, o Zodíaco foi ganhando visibilidade e a organização se estruturando.

“Somos, atualmente, um pequeno grupo da organização. É tudo acordado para os cortejos serem sempre um sucesso, dividindo responsabilidades pela comunicação, financeiro, percurso, regência, organização geral pré e pós-cortejo”, contou.

Qual o seu signo?

Ao ser questionada sobre qual signo tem o cortejo mais querido, ela brincou “o mais popular é uma polêmica”. “Temos os mais amados e os nem tanto assim, mas todos movimentam uma quantidade razoável de pessoas”, disse.

Mas são os cortejos mais próximos do fim do carnaval, que costumam movimentar mais. “Acho que pela saudade que o carnaval deixa e as pessoas querem continuar”, contou.

Todo mundo é bem-vindo

Todos os naipes são abertos. São eles: sopro, precursão, maravilhosidades — pernas de pau, malabares, dança. Além da ala de crushs — para aqueles que querem paquerar — e ala dos iti malias — bebês e crianças e “doguinhos” são bem vindos.

Ela frisa que o compromisso do bloco é com a diversão e os iniciantes são muito bem-vindos para se arriscar tocar algum instrumento. “Para quem está aprendendo a tocar um instrumento é uma ótima oportunidade para colocar em prática, conhecer os ritmos e se enturmar”, disse.

“Nós saímos na rua sem medo de tocar errado, mas quem tiver interesse em aprender um instrumento de sopro e ajudar a tocar nos cortejos, uma boa oportunidade é integrar a Oficina de Sopros”, completou. Os interessados podem entrar em contato pelo Instagram @oficinadesoprosbh.

Para não passar frio

Para além da folia, o zodíaco é um bloco atento às questões sociais. Por isso, apoia ações de diversos tipos. Para o desfile de domingo, o bloco fez uma parceria com o Nandão, do Catuçaí, para recolher agasalhos, cobertores e refeições quentinhas para pessoas em situação de rua.

“Para ajudar estamos arrecadando pix e também aceitamos doações de agasalhos e cobertores durante a concentração do cortejo”, disse. Durante o cortejo, estarão a venda bottons dos signos e adesivos do bloco com parte do dinheiro arrecadado voltado para a campanha.

Como fazer parte

Para participar, é só ficar atento nas postagens do Instagram (@cortejozodiaco) e do grupo do WhatsApp ‘Cadê o Zodíaco’. Segundo Joana, o trajeto é escolhido para facilitar o acesso dos foliões: próximo a estações do metrô acesso a diversas linhas de ônibus.

Serviço

Data: Domingo (18/06)
Concentração: 12h
Local: Praça Floriano Peixoto - Sta Efigênia

Confira também nossas dicas de penteados para festas juninas.

Formou-se em jornalismo pela PUC Minas e trabalhou como repórter do caderno de Gerais do jornal Estado de Minas. Na Itatiaia, cobre principalmente Cidades, Brasil e Mundo.