Moradores de Rio Casca, na região da Zona da Mata, denunciam o lançamento de esgoto diretamente no rio que corta a cidade, que ainda não conta com um sistema de tratamento de esgoto.
Vídeos enviados à Itatiaia mostram funcionários da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) acompanhando o lançamento de esgoto no rio Casca, que nomeia a cidade. Nas imagens, é possível perceber a diferença de cores entre a água do rio (marrom claro) e os dejetos de esgoto (preto).
O esgoto é um problema antigo dos moradores, que reivindicam a construção de uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) há muitos anos. No fim de maio, a Câmara Municipal de Rio Casca inclusive realizou uma audiência pública para discutir a cobrança da taxa de esgoto dos moradores do município.
Posicionamento
A Itatiaia questionou a Copasa, que confirmou a autenticidade dos vídeos. Em nota, foi informado que a prefeitura teria solicitado apoio à Copasa para que o tanque de sucção da Estação de Tratamento em construção fosse esvaziado para manutenção. A Copasa informou que a prefeitura está ampliando o Sistema de Esgotamento Sanitário (SES), mas ainda está construindo a Estação de Tratamento e que, por isso, o esgoto coletado é lançado in natura no rio.
Por outro lado, a Prefeitura de Rio Casca negou ter pedido para a Copasa realizar o serviço e “repudiou veementemente a ação de despejar todo o rejeito no rio”. O Executivo disse ainda que a Estação de Tratamento de Esgoto está sendo finalizada e logo vai entrar em operação.
A reportagem voltou a questionar a Copasa em relação ao posicionamento da Prefeitura de Rio Casca, mas a companhia apenas disse que todo o esgoto coletado atualmente é despejado in natura e que aguarda a conclusão das obras para iniciar o tratamento de esgoto.
O espaço segue aberto para o posicionamento dos dois lados.