Uma escola municipal de Belo Horizonte foi finalista do Prêmio Melhores Escolas do Mundo, criado pela organização mundial T4 Education. A Escola Municipal Professor Edson Pisani, no Aglomerado da Serra, foi premiada pelo desenvolvimento do projeto “+ Favela - Lixo”, no qual alunos trazem soluções para os problemas de descarte irregular de lixo
Esta foi a única escola do Brasil selecionada na categoria “Colaboração com a Comunidade” e concorre, agora, com escolas do Reino Unido, Estados Unidos, Coreia do Sul, África do Sul, Libéria e Filipinas. As três melhores escolas, deste grupo já pre-selecionado, serão anunciadas pela T4 Education no próximo mês.
As escolas vão passar por uma avaliação de um juri composto por líderes de todo o mundo, como acadêmicos, educadores, representantes de organizações da sociedade civil, empreendedores sociais, setor público e privado.
Projeto premiado
O projeto “+ Favela - Lixo” surgiu a partir de uma parceria entre a unidade de ensino e a Escola de Arquitetura da UFMG. As soluções foram construídas em trabalho realizado com os alunos da escola integrada, de 6 a 10 anos, e da EJA, entre 15 e 70 anos.
Uma das ações do projeto é confeccionar e instalar gratuitamente placas ganchos/porta lixo. A estrutura é afixada em cada imóvel, com identificação do número da casa, para evitar que o lixo doméstico seja colocado em locais inapropriados e forme lixões.
Os alunos criaram, também, jardins em locais usados para o descarte e instalaram lixeiras para a conscientização dos moradores. Com isso, entulho de obra de construção passam a ser usadas na fabricação de mini gabiões para estabilizar terrenos na própria comunidade.