Um tamanduá-mirim, espécie de mamífero selvagem, foi resgatado de um asilo em Ituiutaba, no Triângulo Mineiro, por militares do Corpo de Bombeiros, nessa sexta-feira (2). O animal estava acuado em um canto da instituição, localizada no bairro Novo Mundo.
Para resgatem o tamanduá-mirim os militares utilizaram técnicas e materiais adequados, que possibilitaram a captura segura do animal que “não apresentava ferimentos e estava aparentemente saudável”, conforme os militares.
O mamífero foi solto em uma área de mata, afastada do perímetro urbano, sendo reintroduzido ao ambiente natural.
Tamanduá-mirim
O mamífero tem focinho protuberante, ausência de dentes diferenciados e uma grande língua fina e comprida. Eles se alimentam de cupins e formigas e possuem garras fortes e afiadas para escavar cupinzeiros e formigueiros. O mel também pode fazer parte da dieta.
O tamanduá-mirim tem porte médio e pesa de 5 a 10 Kg. Por serem lentos, eles são alvos fáceis de caçadores. Eles dormem dentro de tocas abandonadas, ocos de árvores, fendas ou em meio à vegetação.
A fêmea é a responsável por cuidar da prole e os filhotes ficam agarrados ao dorso da mãe, podendo ficar camuflados em meio a pelagem.