Ouvindo...

Motorista do ônibus que atingiu casa em Ribeirão das Neves perdeu o freio ao convergir, descreve ocorrência

Acidente grave ocorreu horas depois de fiscalização tirar cinco coletivos das ruas da cidade da Grande BH

Parte da casa ficou completamente destruída em Ribeirão das Neves

O motorista do ônibus da linha 6340, que atingiu uma casa na noite dessa quinta-feira (1º), disse aos policiais militares que atenderam a ocorrência e à moradora que perdeu o freio do coletivo. O acidente ocorreu na esquina das ruas 53 e Ágda Carolina, bairro Florença, em Ribeirão das Neves, na Grande BH. O condutor, a dona do imóvel e uma das filhas dela tiveram ferimentos. A informação inicial apontava que dois passageiros tinham ficado feridos, mas o boletim de ocorrência da Polícia Militar (PM) descreve ferimentos no motorista e em uma criança de 10 anos (que mora no local).

“O motorista machucou bastante o rosto. Conversei com ele no Samu, na hora que nós dois fomos atendidos, e ele falou que a direção travou, ele tentou frear, não conseguiu e entrou com tudo para dentro da minha casa. Perdi minha casa. Perdi totalmente a minha casa. Minha casa acabou. Agora vamos ver o que a empresa vai fazer, porque eu não tenho para onde ir e onde ficar, disse a comerciante Poliana da Rocha, de 33 anos, que teve escoriações.

O relato da moradora bate com o testemunho do motorista aos militares. “Ao tentar diminuir a velocidade do coletivo para convergir à esquerda percebeu uma falha mecânica no sistema de frenagem do veículo.

Em nota, o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros Metropolitano – SINTRAM – lamentou o acidente e informou que, no momento da ocorrência, ‘o ônibus seguia para a garagem sem passageiros’.

“O motorista foi encaminhado para o pronto socorro com ferimentos leves. A empresa disponibilizou um segurança que passou a noite vigiando o imóvel. Em relação a família, a empresa irá custear as despesas de outro imóvel até a reparação dos danos na residência atingida pelo ônibus. O veículo foi recolhido e será periciado para apontar as causas do acidente”, diz o texto.

Fiscalização na cidade

O acidente grave ocorreu horas depois de uma operação de fiscalização da Secretaria Estadual de Infraestrutura e Mobilidade, com apoio do Departamento de Estradas de Rodagens (DER), na cidade. Cinco de 14 ônibus vistoriados foram retirados de circulação porque estavam com problemas nos sistemas de freios e suspensão, além de para-brisa quebrado, alçapão do teto danificado e peças internas quebradas.

As empresas serão multadas e precisam reparar o veículo para que os veículos sejam liberados pelo DER, responsável pela emissão do laudo para o coletivo voltar a rodar.

Jornalista formado pela Newton Paiva. É repórter da rádio Itatiaia desde 2013, com atuação em todas editorias. Atualmente, está na editoria de cidades.