Ouvindo...

Dois anos após licitação, feirantes reclamam de atraso sobre Feira da Praça da Febem no Barreiro

Prefeitura esclarece que licitação aconteceu em 2021 e que todos os classificados dentro do número de vagas foram convocados

Prefeitura esclarece que licitação aconteceu em 2021 e que todos os classificados dentro do número de vagas foram convocados

Os feirantes que trabalham na Feira da Praça da Febem, no Barreiro, em Belo Horizonte, reclamam que não aguentam mais esperar um posicionamento da prefeitura sobre o retorno da feira. Segundo os comerciantes, a atividade era o principal ganha-pão de diversas famílias e está há mais de três anos desativada. A previsão da prefeitura é de que a feira seja implantada entre agosto e setembro deste ano.

“Nossa feira tá lá desde 2000 e com a pandemia fechou. Depois, quando acabou, voltou todo mundo e eles não deixaram a gente voltar”, relata a feirante Rosali Maria Mesquita que completa afirmando que todos foram chamados a comparecerem no BH Resolve.

“Aí chamou todo mundo da lá no BH Resolve, fomos e fizemos nossa inscrição e pediram muita coisa para gente. A gente fez tudo direitinho. Resolveram e fizeram o sorteio porque lá são poucas vagas, 65 e não resolveram até hoje. A gente procura eles, não falam nada, não resolvem.”

A expositora Joelma Vieira Alves, que também comercializava produtos na feira, afirma que eles já não aguentam mais a falta de retorno da prefeitura da capital.

“Tem três anos que essa feira está para voltar e não volta. Nós estamos em busca de uma data para gente voltar a trabalhar. Tem pessoas que dependem da renda dessa feira e até agora a gente não tem uma data, uma definição.”

A prefeitura de Belo Horizonte respondeu, por meio de nota, que a feira da Praça José Verano da Silva (Praça da FEBEM), na regional Barreiro, passou por um processo de licitação, em 2021, que ofereceu 85 vagas.

“Todos os classificados dentro do número de vagas foram convocados, por meio de publicação realizada no Diário Oficial do Município em 09/06/2022, para iniciar o processo de licenciamento. Após a convocação, os convocados possuem prazo para abrir o protocolo de licenciamento e resolver quaisquer pendências documentais, incluindo a apresentação da Carteirinha do Artesão, caso a atividade desenvolvida seja de artesanato.”

A prefeitura esclarece que, conforme critérios estabelecidos no edital, existem requisitos que precisam ser cumpridos para a efetiva implantação da feira. “Um desses requisitos é o número mínimo de habilitados para exercer a atividade.”

Inscritos

Conforme informações da prefeitura, até fevereiro deste ano a feira ainda não havia obtido um número suficiente de inscritos “aptos ao licenciamento para a implantação da feira, superior a 40% das vagas licitadas, conforme regra do edital apresentada anteriormente” que que, por causa disso, “a fim de atingir esse número mínimo, em 22 de março de 2023, foi publicada a primeira convocação do cadastro de reserva para a feira.”

Atualmente, há 46 pessoas aptas para o licenciamento na feira, o que segundo a prefeitura representa 54% do total de vagas licitadas, “ultrapassando o número mínimo exigido para a implantação.”

Apaixonado por rádio, sou um bom mineiro que gosta de uma boa conversa e de boas histórias. Além de acompanhar a movimentação do trânsito, atuo também na cobertura de vários assuntos na Itatiaia. Sou apresentador do programa ‘Chamada Geral’ na Itatiaia Ouro Preto.