A Polícia Civil de Minas Gerais prendeu nesta terça-feira (23) um homem de 56 anos suspeito de estuprar a sobrinha. De acordo com informações, os crimes aconteceram em 2021, no Barreiro.
A investigação foi coordenada pela Delegacia Especializada de Orientação e Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca) e apurou que, na época, a vítima tinha 10 anos de idade.
Segundo a PC, a operação faz parte das ações repressivas para conter e diminuir os crimes sexuais cometidas contra crianças e adolescentes, que foram intensificadas durante o mês do Maio Laranja.
Maio Laranja
Durante todo o mês de maio, é celebrado o Maio Laranja, campanha de conscientização e combate à violência sexual contra crianças e adolescentes. A iniciativa tem como objetivo chamar a atenção da sociedade para a importância da proteção dos direitos das crianças e adolescentes, alertando sobre a violência que muitas vezes é invisível.
Segundo dados do instituto Libertas, todos os anos 500 mil crianças e adolescentes são explorados sexualmente no nosso país e há dados que sugerem que somente 7,5% dos casos cheguem a ser denunciados às autoridades, ou seja, estes números na verdade são muito maiores.
Buscando combater esses crimes no Brasil, no ano passado, foi sancionada a lei Henry Borel. Essa lei cria mecanismos para a prevenção e o enfrentamento da violência doméstica e familiar contra a criança e o adolescente.