Belo Horizonte está realizando várias campanhas de vacinação simultâneas. Imunizantes contra Covid-19, gripe e meningite são oferecidos na rede municipal de Saúde para públicos diferentes. Mas o que pode parecer uma boa notícia para a população acaba se tornando uma verdadeira dor de cabeça, já que muitas pessoas têm enfrentado fila e muita demora na hora de se vacinar.
A Itatiaia recebeu, nesta segunda-feira (22), reclamações sobre a demora no atendimento em postos nas regionais Centro-Sul, Leste, Oeste e no Barreiro. Nossa equipe esteve em uma unidade no Barreiro de Cima e flagrou uma longa fila que não oferecia prioridade para idosos, crianças ou gestantes. A espera para a vacinação chegou a 1 hora.
Bárbara, uma profissional de Saúde que mora na região do Barreiro, esteve no posto do Barreiro de Cima para receber a segunda dose contra a varicela. Segundo ela, a fila na unidade recebia todo mundo: desde quem queria se vacinar até quem só precisava tirar dúvidas ou pegar informações.
“Todo mundo enfrenta a mesma fila até a recepção para ir lá ser informado ou colocar o nome. Isso atrapalha, porque você fica na fila um tempão para vacinar. Isso faz o pessoal desistir. Tem que vir com tempo, ficar a manhã inteira. Com menos de uma hora não sai.”
Uma outra paciente, Simone, levou o filho na unidade de Saúde para que ele recebesse as vacinas contra a Covid-19 e gripe. Ela esteve em outro posto na região na sexta-feira (19) e conseguiu se vacinar, mas precisou esperar 40 minutos.
“Hoje tá cheio, das outras vezes que eu vim aqui também estava assim. Para mim, tá até bom. Como a vacina está aí, de graça, temos que aproveitar, nos proteger e proteger os outros também.”
Em nota, a Prefeitura de Belo Horizonte informou que “devido à grande procura por vacinas, pode haver filas em algumas unidades” e que tem trabalhado para garantir um atendimento mais ágil para a população. A orientação repassada às equipes é respeitar a ordem de vacinação dos grupos prioritários que contempla, além dos idosos, pessoas com mobilidade reduzida, deficientes, gestantes, lactantes e pessoas com crianças no colo.