Um ônibus da linha 5503A perdeu os freios e atingiu um poste e um muro de uma escola no bairro Goiânia, na região Nordeste de Belo Horizonte, neste sábado (20).
Segundo a apuração da Itatiaia, o coletivo que faz a rota entre o bairro Goiânia e o Centro da capital estava parado na rua Asa Branca durante a manhã, aguardando o trabalho de reparo dos mecânicos da empresa, que só teriam chegado no início da tarde. O mecânico teria escorado as rodas do coletivo e pedido para a motorista dar partida no veículo. A condutora negou, mas acabou ligando o carro após insistência.
Assim que o veículo foi acionado, ele começou a descer a rua e atingiu o poste na esquina das ruas Asa Branca e Anum, além do muro da Escola Estadual Luiz de Bessa. O veículo estava vazio no momento do acidente. A motorista teve ferimentos leves e foi levada para o Hospital Odilon Behrens. A Polícia Militar está no local.
A comerciante Carla França mora em frente a escola atingida pelo coletivo. Ela conta que o ônibus teve um problema durante a manhã, quando estava com passageiros. Horas depois, a manutenção chegou e o mecânico insistiu para que a motorista ligasse o veículo. Carla afirma que o acidente poderia ter tido um final bem pior.
“Deu até pique de luz. Na hora eu desci correndo, com medo do ônibus ter atingido alguma criança, já que elas ficam brincando aqui na rua no final de semana. Até agora ninguém veio olhar a situação. O muro foi danificado e nós temos medo de que a escola seja saqueada.”
A comerciante conta que a situação não é inédita e que outros veículos que rodam no bairro também teriam enfrentado problemas recentemente.
Em nota, o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros (SetraBH) lamenta o acidente e informou que está apurando junto a empresa associada a mecânica do acidente. A entidade destaca que nestas ocorrências, o veículo precisa ser recolhido para ser periciado, e só então, apontar as causas do acidente.