Ouvindo...

Uberaba vai abrir concurso público para 550 professores até novembro deste ano

O objetivo da prefeitura é diminuir o número de professores que trabalham com contratos temporários na cidade

Atualmente, Uberaba possui cerca de 1800 professores trabalhando com contrato temporário

A Prefeitura de Uberaba, no Triângulo Mineiro, irá abir um concurso público para a convocação de, pelo menos, 550 novos professores para a rede municipal de educação da cidade. O anúncio veio logo após a prefeitura firmar um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público (MP), a fim de regular a situação no município.

A empresa que irá realizar o concurso ainda não foi escolhida, mas a prefeitura orientou que os interessados fiquem atentos para a publicação do edital, que deve acontecer até julho. A previsão é que o concurso seja realizado até novembro e a nomeação aconteça, no máximo, no dia 30 de dezembro.

Defasagem no ensino municipal

Atualmente, Uberaba possui cerca de 1800 servidores da rede municipal de educação que trabalham com contratos temporários, sem estabilidade ou direitos trabalhistas plenos. Dessa forma, 48,66% dos profissionais do município trabalham como “designados” por processo seletivo, e necessitam renovar o contrato anualmente.

Por isso, o Ministério Público e a prefeitura vem negociando a abertura de um concurso desde 2022. Segundo o MP, o concurso deve preencher cerca de 30% da quantidade total de profissionais designados, causando um impacto mensal de R$2 milhões na folha de pagamento de Uberaba.