Ouvindo...

Sem doses, BH não amplia vainação da gripe, apesar de recomendação do Ministério da Saúde

Ministério da Saúde recomendou que vacinação contra a gripe seja ampliada para todos os públicos acima de 6 meses de idade a partir desta segunda-feira (15)

Ministério da Saúde recomendou que vacinação contra a gripe seja ampliada para todos os públicos acima de 6 meses de idade

A Prefeitura de Belo Horizonte ainda não recebeu novas doses da vacina contra a gripe, conforme informações atualizadas pela Itatiaia nesta segunda-feira (15) e, por causa disso, está definindo estratégias para ampliação do público alvo, após recomendação do Ministério da Saúde.

Na última sexta-feira (12), o Ministério da Saúde, por meio de nota técnica, recomendou a ampliação da oferta da vacina contra a gripe para a população não vacinada a partir dos 6 meses de idade.

“Aproximadamente, 21 milhões de pessoas receberam a vacina contra a Influenza, o que representa cerca de 30% do grupo prioritário. Com a ampliação da campanha, o objetivo é expandir a cobertura vacinal contra a gripe antes do inverno, quando as infecções respiratórias tendem a aumentar”, destaca em nota o Ministério da Saúde.

A orientação atende a pedido de estados e municípios, que podem usar as vacinas em estoque e adotar estratégias locais para operacionalizar a imunização, atendendo às realidades de cada região. Mais de 80 milhões de doses da vacina trivalente, produzidas pelo Instituto Butantan, foram distribuídas para todo o país. A meta é vacinar 90% da população.

Vacinação em BH

Em Belo Horizonte, a prefeitura “está definindo as estratégias para iniciar a vacinação deste público”. Por tanto, até a definição, podem se vacinar a população acamada; residentes nas instituições de longa permanência; idosos a partir de 60 anos; gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto); imunossuprimidos; trabalhadores de saúde; crianças entre 6 meses e 5 anos; pessoas com comorbidades, a partir de 6 anos; professores da capital; caminhoneiros; forças armadas, de segurança e salvamento; funcionários do sistema prisional; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário (urbano e de longo curso) e trabalhadores portuários.

A campanha de vacinação contra a influenza termina no fim deste mês, em 31 de maio. A vacinação das crianças acontece somente nos Centros de Saúde. Para adultos, além dos 152 Centros de Saúde, a vacinação ocorre em postos extras, nas lojas da Drogaria Araujo, Droga Clara, Drogarias Extra Popular e Drogarias Pacheco participantes.

A lista completa, com todos os endereços dos Centros de Saúde estão disponíveis no Portal da Prefeitura de Belo Horizonte.

Fake News

O Ministério da Saúde reforça que todas as vacinas passam por rigorosos testes e análises antes de serem aplicadas na população e que, por tanto, “não há qualquer comprovação científica quanto ao risco de pessoas desenvolverem câncer por serem vacinadas.”

A vacina Influenza (gripe) é fabricada com vírus inativados, fragmentados e purificados, ou seja, não é capaz de induzir o desenvolvimento da doença. Além disso, a composição e a concentração de antígenos são atualizadas a cada ano, seguindo orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Jornalista graduada pelo Centro Universitário Newton Paiva em 2005. Atua como repórter de cidades na Rádio Itatiaia desde 2022