Uma agência do Banco Itaú foi multada em R$ 205 mil, pelo Procon de Minas Gerais, por irregularidades no atendimento aos idosos e também pela falta de divisórias nos locais onde há movimentação de dinheiro. A agência está localizada no bairro Savassi, região Centro-Sul de Belo Horizonte.
Em março do ano passado, o Procon esteve na agência para avaliar a qualidade do serviço prestado ao consumidor. Na época, o Banco Itaú foi autuado por não garantir atendimento prioritário ao idoso, de modo a garantir o fácil acesso aos assentos e caixas identificados, e também não tinha divisórias, biombos ou estruturas similares nos locais onde há movimentação de dinheiro.
“O Ministério Público de Minas Gerais ofereceu ao fornecedor a oportunidade de firmar Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) e Transação Administrativa (TA), contudo a proposta não foi aceita”, detalha o MP.
Na decisão, a Promotoria de Justiça destaca que o direito à informação adequada e suficiente é um dos pilares do direito do consumidor. “O acesso à informação é fundamental para que o consumidor possa exercer dignamente o direito de escolha”, frisa.
O valor da multa deve ser direcionado pela agência à conta do Fundo Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor.
Por meio de nota enviada à Itatiaia o Banco Itaú esclarece que os pontos apontados pelo Procon-MG já foram regularizados.
“O Itaú Unibanco esclarece que os pontos destacados pelo Procon já foram regularizados na agência em questão. O banco reafirma seu compromisso de oferecer atendimento de qualidade e seguro aos clientes, assim como cumprir os normativos que regulamentam o funcionamento das agências bancárias.”