Ouvindo...

Monkeypox: adesão a vacina está baixa em Belo Horizonte, avalia prefeitura

Mais de um mês após início da aplicação prefeitura de BH faz balanço da vacinação contra varíola dos macacos

Mais de 1,1 mil doses da vacina foram enviadas pelo Ministério da Saúde para Minas Gerais

Em pouco mais de um mês, apenas 58 pessoas tomara a vacina contra a monkeypox, ou varíola dos macacos, em Belo Horizonte. Desse total, 11 receberam as duas doses.

O público-alvo da campanha de vacinação é bastante restrito, mas, pela estimativa da Secretaria Municipal de Saúde, a procura está baixa na cidade. O diretor de promoção à saúde e vigilância epidemiológica da capital, Paulo Roberto Correia, explica que o critério de vacinação chegou a ser ampliado para atingir mais gente, mas ainda há certa resistência:

“A gente não tem uma estimativa de quantas pessoas seriam elegíveis para essa vacinação, porque depende da condição dela e a maioria delas são pessoas que vivem com HIV. A gente fez o chamamento, a gente até mexeu no critério de vacinação, ampliou o critério para ver se as pessoas se sensibilizem e pudesse então comparecer, mas mesmo assim a adesão não tem sido boa. Esse ano nós tivemos oitenta e cinco casos notificados de monkeypox e, até o momento, somente dois casos confirmados, sendo que esses dois casos a confirmados aconteceram de janeiro e fevereiro. Então nós temos dois meses sem nenhum caso confirmado da doença”.

Vacina

A vacina está disponível no Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais de Belo Horizonte, no bairro Santa Efigênia, para os seguintes públicos:

  • Pessoas que vivem com o HIV/aids: homens cisgêneros, travestis e mulheres transexuais; com idade igual ou superior a 18 anos; e com status imunológico identificado pela contagem de linfócitos T CD4 inferior a 200 células nos últimos seis meses.

  • Pessoas assintomáticas que tiveram contato direto com fluidos e secreções corporais de pessoas suspeitas, prováveis ou confirmadas para a mpox (após avaliação da Vigilância Epidemiológica).

Onde vacinar

Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais (CRIE)

R. Domingos Vieira, 488 - Santa Efigênia

Funcionamento:

Segunda a sexta, das 8h às 18h

Mais detalhes no site da Prefeitura de BH.

Ana Luiza Bongiovani é jornalista e também graduada em direito. É repórter da Itatiaia.