A rinoceronte Luna, do Zoológico de Belo Horizonte, completa 53 nesta quinta-feira (4), superando ainda mais a expectativa de vida para a espécie, geralmente de 40 a 50 anos. Para comemorar a data, o animal receberá uma ‘refeição especial’, com melancia, mamão, banana, beterraba, cenoura e um bolo de aniversário.
Os visitantes do zoológico poderão participar de um bate-papo com a equipe do Zoo para aprender sobre a história, curiosidades e cuidados especiais dedicados à Luna e outras espécies.
Luna é um considerada um rinoceronte idoso e recebe cuidados especiais para garantir sua saúde, como uma dieta equilibrada e adaptada às necessidades. Além disso, ela sofre de conjuntivite crônica causada por fatores alérgicos. Para evitar complicações e garantir o conforto do animal, a equipe de veterinária a acompanha diariamente. Duas vezes por dia, pela manhã e à tarde, seus olhos são limpos cuidadosamente.
Através de um acompanhamento especial do Programa de Condicionamento Animal do Zoológico, Luna é capaz de “cooperar” com a equipe técnica e seguir os comandos necessários para permitir a realização dos procedimentos.
Rinoceronte-Branco
Luna é um rinoceronte-branco, uma espécie de origem africana ameaçada de extinção. O nome, entretanto, vem de um ‘mal-entendido’. Por causa da mandíbula “larga”, os povos africanos descendentes dos colonizadores holandeses chamavam por “wijd” (largo), em inglês “wide”, mas os ingleses entenderam o termo como “white” (branco).