Ouvindo...

Porcos soltos sujam ruas da Região Leste de BH e incomodam moradores

Animais espalham lixo, atrapalham trânsito e contaminam o bairro Casa Branca com urina e fezes

Porcos soltos atrapalham vida de moradores da Região Leste de Belo Horizonte

Moradores do bairro Casa Branca, na Região Leste de Belo Horizonte, vivem uma situação peculiar. Dezenas de porcos estão a solta em duas importantes ruas da região. Os animais rasgam os sacos de lixo colocados pela população e espalham restos de alimentos pelo local, além de sujarem as ruas com urina e fezes. De acordo com moradores, os porcos também andam entre os carros e atrapalham o trânsito.

Os animais estão concentrados entre a Avenida Santa Albertina e a Rua Lamim. Os moradores reclamam do mau cheiro e da sujeira do bairro, além de estarem preocupados com possíveis doenças transmitidas pelo animal.

Leia mais:

João Guimarães, morador da região, são dezenas de porcos, entre filhotes e adultos. “Sem brincadeira, devem ter uns 50, 60 porcos na rua. E como a avenida é extensa, eles chegam até perto da Avenida dos Andradas. Tem desde porcos no ponto de abate, quanto filhotinhos. Todos soltos pela rua, comendo o lixo que a gente deixa para o caminhão recolher”, conta.

João alega que os moradores não sabem quem é o responsável pelos animais. “Eu não tenho ideia quem seja o dono desses porcos, se é que eles têm algum dono”, diz. Segundo ele, a Prefeitura de Belo Horizonte e a Gerência de Zoonoses foram acionadas, mas nenhuma providência foi tomada.

Resposta da PBH

Procurada pela reportagem, a Prefeitura de Belo Horizonte informou que vai enviar uma equipe de zoonoses ao local para verificar a denúncia. O município disse que faz o recolhimento de animais de grande porte encontrados nas vias e logradouros públicos, sem a presença de um tutor.

Os pedidos de recolhimento devem ser feitos pelos através dos telefones 98447-2941, 98372-1785, 98449-2165, 3277-7411/ 7413 e pelo e-mail: cczsmsa@pbh.gov.br.

A prefeitura ressaltou ainda que o abandono e maus tratos de animais é crime e deve ser denunciado à Delegacia Especializada de Investigação de Crimes Contra a Fauna de Minas Gerais.

Fernanda Rodrigues é repórter da Itatiaia. Graduada em Jornalismo e Relações Internacionais, cobre principalmente Brasil e Mundo.