Moradores do bairro Casa Branca, na Região Leste de Belo Horizonte, vivem uma situação peculiar. Dezenas de porcos estão a solta em duas importantes ruas da região. Os animais rasgam os sacos de lixo colocados pela população e espalham restos de alimentos pelo local, além de sujarem as ruas com urina e fezes. De acordo com moradores, os porcos também andam entre os carros e atrapalham o trânsito.
Os animais estão concentrados entre a Avenida Santa Albertina e a Rua Lamim. Os moradores reclamam do mau cheiro e da sujeira do bairro, além de estarem preocupados com possíveis doenças transmitidas pelo animal.
Leia mais:
Porcos passeiam, fazem sujeira e incomodam moradores na região norte de BH Porcos são flagrados comendo lixo na avenida Cristiano Machado em BH
João Guimarães, morador da região, são dezenas de porcos, entre filhotes e adultos. “Sem brincadeira, devem ter uns 50, 60 porcos na rua. E como a avenida é extensa, eles chegam até perto da Avenida dos Andradas. Tem desde porcos no ponto de abate, quanto filhotinhos. Todos soltos pela rua, comendo o lixo que a gente deixa para o caminhão recolher”, conta.
João alega que os moradores não sabem quem é o responsável pelos animais. “Eu não tenho ideia quem seja o dono desses porcos, se é que eles têm algum dono”, diz. Segundo ele, a Prefeitura de Belo Horizonte e a Gerência de Zoonoses foram acionadas, mas nenhuma providência foi tomada.
Resposta da PBH
Procurada pela reportagem, a Prefeitura de Belo Horizonte informou que vai enviar uma equipe de zoonoses ao local para verificar a denúncia. O município disse que faz o recolhimento de animais de grande porte encontrados nas vias e logradouros públicos, sem a presença de um tutor.
Os pedidos de recolhimento devem ser feitos pelos através dos telefones 98447-2941, 98372-1785, 98449-2165, 3277-7411/ 7413 e pelo e-mail: cczsmsa@pbh.gov.br.
A prefeitura ressaltou ainda que o abandono e maus tratos de animais é crime e deve ser denunciado à Delegacia Especializada de Investigação de Crimes Contra a Fauna de Minas Gerais.