Ouvindo...

20 de abril: escolas de MG funcionaram normalmente sem ocorrências de violência

Polícia realizou cinco operações em MG, envolvendo cinco adolescentes e três jovens suspeitos ameaçarem escolas

Aulas aconteceram normalmente em todas as escolas de Minas Gerais

As aulas nas escolas particulares e públicas em Minas Gerais ocorreram normalmente nesta quinta-feira (20), sem ocorrências de ataques violentos ou ameaças ao ambiente escolar. Nas escolas da rede estadual, professores e alunos participaram do “Dia do Acolhimento pela Paz”. As escolas municipais de Belo Horizonte também organizaram palestras e debates com os alunos.

No estado de Minas Gerais, a Polícia Civil realizou cinco operações de busca e apreensão, envolvendo cinco adolescentes e três jovens suspeitos de publicarem ameaças de massacre nas redes sociais.

Em Lagoa da Prata, na região Centro-Oeste do estado, uma adolescente de 16 anos foi identificada como responsável pela divulgação de um falso atentado a uma instituição de ensino. Em Santos Dumont, na Zona da Mata, um adolescente de 13 foi identificado após postar ameaças de massacres a escolas nas redes sociais. Na casa dele, foram apreendidos dois celulares, um notebook, um simulacro de arma de fogo e um caderno com diversas menções à data 20/04.

Na região metropolitana também houve duas ocorrências. Em Sabará, dois adolescentes, de 14 e 15 anos, foram apreendidos após investigações descobriram um suposto plano de atentado a uma escola do município. Em contagem, dois jovens de 18 anos e um adolescente foram ouvidos pela polícia após publicarem ameaças de atentados contra escolas da cidade.

Na casa de um dos jovens foram apreendidas anotações sobre massacres em escolas e um cinto formado com réplicas de projéteis de fuzil, uma máscara, diversos celulares, dois computadores, pen drives e um canivete. Já na casa do adolescente foram apreendidos uma réplica de arma de fogo e desenhos com apologia ao nazismo. Na parede do guarda havia o desenho de uma suástica.

Por fim, em Governador Valadares, na região Leste do estado, uma operação prendeu uma mulher de 22 anos, investigada por crimes de ameaça, corrupção de menores, incitação à prática de crimes, apologia ao crime e divulgação de informação ou notícia que sabe ser falsa.

A jovem foi presa preventivamente e em sua casa foram apreendidas três máscaras, uma blusa de manga comprida com capuz preto e dois celulares.