Ter um parente ou conhecido desaparecido é uma situação que nenhuma família deseja enfrentar. Na última semana, pelo menos três casos do tipo foram registrados em Belo Horizonte, um deles envolvendo uma
Dados da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (Sejusp) mostram que o número de pessoas desaparecidas subiu pouco mais de 3% entre janeiro de 2022 e janeiro deste ano. Mas, por outro lado, o número de pessoas localizadas em Minas Gerais subiu quase 11% entre os dois períodos.
Ninguém quer fazer parte destas estatísticas, mas isso pode acontecer uma hora ou outra. E então, o que fazer se uma pessoa desaparecer? O primeiro passo é registrar um boletim de ocorrência. Segundo a delegada Bianca Landau, chefe da Divisão de Referência da Pessoa Desaparecida, a denúncia deve ser feita assim que o familiar notar uma mudança na rotina da pessoa.
“A pessoa deveria estar num compromisso às 15 horas e não chegou, não atende o celular, ninguém viu? Os familiares já estão autorizados a comparecer à Polícia Civil ou Militar e fazer o registro do boletim de ocorrência de desaparecimento.”
Bianca esclarece que o procedimento pode ser feito também pela
A agente explica que o procedimento é o mesmo para qualquer desaparecimento, seja ele de adulto, criança ou idoso. Segundo Bianca, as investigações sobre o paradeiro do desaparecido são iniciadas assim que a ocorrência é registrada.
“A Divisão de Referência da Pessoa Desaparecida é uma delegacia de pronta resposta e é muito importante que as investigações de desaparecimento realmente se iniciam o quanto antes, já que assim as chances de localização são maiores.”
Preciso esperar 24 horas para registrar um desaparecimento?
Uma crença muito comum entre a população (e reforçada por filmes e novelas) é de que seria preciso esperar 24, 48 ou até 72 horas para comunicar um desaparecimento para a polícia. A chefe da Divisão de Referência da Pessoa Desaparecida, Bianca Landau, esclarece que esse prazo nunca existiu e que a comunicação deve ser feita imediatamente.
“Não existe esse prazo, não existe previsão legal para ele existir, é um equívoco. O desaparecimento se configura a partir do momento em que os familiares percebem uma mudança na rotina daquela pessoa.”
Dados de desaparecimentos em Minas Gerais
Pessoas desaparecidas: 2021: 6.844 / 2022: 6.770
Pessoas localizadas: 2021: 4.458 / 2022: 4.372
(Fonte: Observatório de Segurança Pública/Reds/Sejusp MG)