A Superintendência Regional de Saúde de Governador Valadares investiga um caso suspeito de raiva humana em Mantena, no Leste de Minas. A vítima é um criador de gado, de 60 anos, e está internado em estado crítico.
Segundo o comunicado do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde de Governador Valadares (CIEVS-GV), o homem deu entrada em um hospital da cidade de Barra de São Francisco, no Espírito Santo, no dia 7 de abril. O paciente apresentava um quadro de confusão mental, mas piorou. Ele foi transferido para o CTI (Centro de terapia intensiva) e o caso foi informado para as autoridades.
O secretário de Saúde de Mantena, Ocimar Rufino, falou sobre o caso nas redes sociais: “Vamos imunizar as pessoas que tiveram contato próximo com o paciente. Também vamos imunizar e fazer o bloqueio dos animais localizados em um raio de 12 km. Queremos falar que a Secretaria Municipal de Saúde está fazendo está tomando todas as medidas cabíveis para que a nossa população esteja segura”.
De acordo com o CIEVS-GV, o homem começou a apresentar os sintomas depois de tentar desengasgar um bezerro que se comportava de maneira atípica e salivava excessivamente. O homem realizou os exames laboratoriais para confirmar a doença no dia 14 de abril e aguarda pelo resultado em um hospital na cidade de Serra, no Espírito Santo.
O CIEVS-GV informou que tem feito o monitoramento do caso e reportado todas as informações e atualizações ao Centro Estadual. Medidas de prevenção e controle também estão sendo tomadas pela Superintendência Regional de Saúde de Governador Valadares e Secretaria Municipal de Saúde de Mantena.
A Secretaria de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) disse, por meio de nota, que foi notificada em 14 de abril sobre caso. O órgão segue monitorando o paciente e aguarda pelos resultados laboratoriais para confirmação ou descarte da suspeita.
De acordo com a SES-MG, casos isolados da raiva humana têm ocorrido de forma ocasional em Minas Gerais. Em 2022, foram registrados quatro casos no estado e todos vieram a óbito.
Como a raiva é transmitida?
A raiva é uma encefalite viral aguda, transmitida para o ser humano através do contato com a saliva de um animal contaminado. A transmissão se dá principalmente pela mordida, mas pode acontecer por lambidas ou arranhões.
O período de incubação varia entre as espécie, mas no ser humano, os sintomas costumam demorar cerca de três meses para começarem a aparecer. A letalidade da doença é extremamente alta - quase 100% dos infectados vêm à óbito.
Entre os principais sintomas estão:
Alterações de comportamento – confusão mental, desorientação, agressividade, alucinações
Hidrofobia - espasmos ao sentir água ou vento
Mal-estar
Febre
Náuseas
Dor de garganta