Está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Betim o medicamento homeopático Eupatorium perfoliatum CH30. O remédio será usado para o tratamento da dengue, reduzindo os sintomas e , em alguns casos, diminuindo o risco de agravamento do quadro clínico de saúde. O medicamento é produzido pela Farmácia Viva e indicado para todos os públicos incluindo gestantes, idosos, crianças e pacientes imunodeprimidos.
Os interessados deverão ir até uma UBS levando uma garrafa de água mineral de 500ml lacrada. O medicamento será dissolvido no líquido e deverá ser consumido em dose única, na medida de uma colher de chá (5 ml).
Para os bebês menores que seis meses que ainda estão em fase de amamentação, a Prefeitura recomenda que a mãe, se desejar, consuma a solução 20 minutos antes de amamentar.
A referência técnica das Práticas Integrativas e Complementares do SUS Betim, Camila Ferreira Campos, explica que o paciente que contrai dengue depois de consumir o medicamento homeopático deve apresentar sintomas mais leves e em um período menor de tempo.
“A importância de utilizar a homeopatia é a possibilidade de amenizar os sintomas e contribuir para a redução das internações. Essa medida vem agregar as demais ações de combate à doença”, explica.
As informações com o endereço das UBSs e os horários de retirada do medicamento estão disponíveis no
Matéria sob supervisão de Luis Otávio Peçanha