Ouvindo...

Prefeitura de Betim disponibiliza medicamento homeopático para o tratamento da dengue

O medicamento é usado para conter o agravamento dos sintomas de dengue e combater a doença; o remédio é entregue em dose individual e única para todos os públicos

O medicamento é entregue em dose única para todos os públicos

Está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Betim o medicamento homeopático Eupatorium perfoliatum CH30. O remédio será usado para o tratamento da dengue, reduzindo os sintomas e , em alguns casos, diminuindo o risco de agravamento do quadro clínico de saúde. O medicamento é produzido pela Farmácia Viva e indicado para todos os públicos incluindo gestantes, idosos, crianças e pacientes imunodeprimidos.

Os interessados deverão ir até uma UBS levando uma garrafa de água mineral de 500ml lacrada. O medicamento será dissolvido no líquido e deverá ser consumido em dose única, na medida de uma colher de chá (5 ml).

Para os bebês menores que seis meses que ainda estão em fase de amamentação, a Prefeitura recomenda que a mãe, se desejar, consuma a solução 20 minutos antes de amamentar.

A referência técnica das Práticas Integrativas e Complementares do SUS Betim, Camila Ferreira Campos, explica que o paciente que contrai dengue depois de consumir o medicamento homeopático deve apresentar sintomas mais leves e em um período menor de tempo.

“A importância de utilizar a homeopatia é a possibilidade de amenizar os sintomas e contribuir para a redução das internações. Essa medida vem agregar as demais ações de combate à doença”, explica.

As informações com o endereço das UBSs e os horários de retirada do medicamento estão disponíveis no site da Prefeitura de Betim.

Matéria sob supervisão de Luis Otávio Peçanha

Jornalista pela UFMG com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia desde 2022, atuou na produção de programas, na reportagem na Central de Trânsito e, atualmente, faz parte da editoria de Política.