O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), as polícias Civil, Militar, Rodoviária Federal e Penal deflagraram nesta quarta-feira (12) a Operação Lenski com o objetivo de desmantelar uma organização criminosa que atua em Juiz de Fora, na Zona da Mata, e região, explorando casa de prostituição e praticando contravenções penais e lavagem de dinheiro.
Foram cumpridos 25 mandados de busca e apreensão em Juiz de Fora e em Belo Horizonte, acompanhados de medidas de bloqueio e sequestro de bens como veículos e imóveis. Durante as buscas foram localizadas e apreendidas provas sobre as atividades criminosas além de veículos, joias e dinheiro.
As investigações foram conduzidas pela Polícia Civil e pelo Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado de Juiz de Fora (Gaeco-JF).
O MPMG indiciou 12 pessoas pelos crimes de exploração de casa de prostituição, lavagem de dinheiro, organização criminosa e contravenção penal. Os mandados foram expedidos pela 2ª Vara Criminal de Juiz de Fora.
As provas buscam encontrar outras atividades criminosas que podem estar relacionadas ao grupo , que passou por uma reestruturação após o assassinato do principal integrante da organização, em 2020.
(Com informações de Joubertt Teles)