Após os casos recentes de violência em escolas de todo o país, a Prefeitura de Belo Horizonte anunciou que passou a adotar medidas protetivas para reforçar a segurança nas escolas municipais. Até o momento, nenhuma ameaça contra unidades escolares da capital foi confirmada.
A PBH afirma que criou um grupo de trabalho para debater medidas de prevenção e ação em casos de ameaças concretas e violência em escolas municipais. O grupo inclui representantes da Diretoria de Políticas Intersetoriais da Secretaria de Educação, da Diretoria de Prevenção da Secretaria de Segurança e Prevenção e do Comando da Guarda Municipal.
Além disso, a prefeitura informou que uma parceria entre as secretarias de Educação e Segurança e Prevenção tem garantido a presença de agentes da Guarda Municipal nas 323 unidades de ensino da rede municipal. A PBH não confirma se essa presença é simultânea ou se é feito um rodízio, mas informou que as rondas da Patrulha Escolar da Guarda Municipal, que já eram realizadas, foram ampliadas recentemente.
A Guarda Municipal também afirma manter contato diário com representantes das escolas por meio de aplicativos de mensagem. Os chamados são monitorados pelo Centro de Operações da Prefeitura de Belo Horizonte (COP-BH) e, caso necessário, é feito o envio imediato de agentes da Guarda. Além da atuação preventiva, profissionais treinados pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) atuam na mediação de conflitos.
Citado por vários especialistas como medida mais efetiva para evitar casos de violência em escolas, o monitoramento de redes sociais e o combate a fake news também é priorizada pela Guarda Municipal. Segundo o comandante do órgão, Júlio César de Freitas, é preciso tranquilizar a comunidade e evitar pânico.
“Além da presença física nas escolas, estamos atuando na orientação, apuração e verificação de notícias que estão quebrando a rotina de tranquilidade nas escolas da prefeitura. Temos uma equipe de suporte que verifica todas as notícias que nos são repassadas. O combate às notícias falsas também é uma estratégia importante para dar tranquilidade para pais e alunos.”