Ouvindo...

Polícia prende dois suspeitos por ameaça em escola de Mateus Leme

Diretoras de escolas denunciaram os suspeitos por falas violentas e ameaças

Diretoras de escolas denunciaram os suspeitos por falas violentas e ameaças

A Polícia Militar (PM) apreendeu um adolescente de 17 anos e prendeu um homem de 26 suspeitos do crime de ameaça, incitação ao crime e por causar pânico ou tumulto, na madrugada desta terça-feira (11), na rua Dom Pedro II, bairro Vila Suzana, em Mateus Leme, região metropolitana de Belo Horizonte. Os suspeitos foram denunciados por várias diretoras de escolas da cidade.

Conforme informações da PM, a dupla teria divulgado vídeos pelas redes sociais com falas violentas de ameaças à integridade físicas de pessoas que estivessem na porta de uma escola estadual.

Confira a resposta da PM

“Sobre a ocorrência de ameaças à segurança no ambiente escolar em Mateus Leme, a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) esclarece que, assim que tomou conhecimento do vídeo divulgado nas mídias sociais, empreendeu todos os esforços, permitindo a identificação e prisão dos autores envolvidos, que a princípio tinham por objetivo trazer medo às pessoas.

A ação contou com apoio dos profissionais da Educação, que atuam em parceria com a PMMG na discussão colegiada dos assuntos relacionados à educação no município.

Graças a essa rede de proteção, pais e alunos foram tranquilizados e a frequência dos alunos na data de hoje na escola ocorreu sem alteração.

A Polícia Militar segue com a Operação de Proteção Escolar no município, garantindo que pais e alunos tenham tranquilidade para seguir em frente no processo de ensino/aprendizagem”.

Leia mais:

Ações preventivas

Nesta segunda-feira (10) a Polícia Militar de Minas Gerais lançou a Operação de Proteção Escolar, que deve fortalecer a rede de proteção nas escolas públicas e privadas em todos os municípios do estado. A operação contará com reforço do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) e do Programa de Educação Ambiental (Progea).

Além disso, a PM reforçou a Patrulha Escolar, que é responsável por identificar pontos sensíveis de segurança nas escolas e realizar rondas preventivas no entorno dos estabelecimentos de educação. Também nesta segunda-feira, a PM anunciou a entrega de 127 novas viaturas para fortalecer segurança escolar, sendo 83 veículos para a Patrulha Escolar, 28 para o programa do Proerd e 16 para o Progea.

Já a Polícia Civil está à frente da investigação das ameaças feitas e atua para identificar os suspeitos de disseminação da suposta “lista do Massacre”, além de casos de violência no ambiente escolar.

Em nota, a polícia reforçou que em casos de ameaças direcionados a pessoas específicas ou instituições escolares públicas ou provadas, as vítimas devem fazer a denúncia em uma unidade policial.

Jornalista graduada pelo Centro Universitário Newton Paiva em 2005. Atua como repórter de cidades na Rádio Itatiaia desde 2022