Ouvindo...

Carretas estacionam em via pública e atrapalham trânsito de vans em bairro de Santa Luzia

Veículos estacionam na avenida Engenheiro Januário Alvarenga Santos, mesmo com sinalizações de que é proibido para no local, e impedem o fluxo de carros

O fluxo de veículos fica bloqueado pelos caminhões estacionados

Carretas ficam estacionadas em via pública na avenida Engenheiro Januário Alvarenga Santos, em Santa Luzia, região Metropolitana de Belo Horizonte, e atrapalham o trânsito de vans escolares, ônibus e carros na região.

Segundo Flávia, moradora que denunciou a ação nesta terça-feira (11), faz dois meses que motoristas estacionam as bi caçambas na via, impedindo o fluxo de moradores e de vans escolares, que pararam de ir até o bairro Vila Íris. Agora os pais estão levando seus filhos até a ponta da avenida para pegar a condução e ir à escola.

Ela ainda conta que já reclamou várias vezes com a Polícia Militar, que disse à moradora que o caso deveria ser tratado pela Guarda Municipal. Ainda segundo a moradora, a guarda foi até o local, colocou placas de proibido estacionar e os motoristas retiraram as placas e continuaram estacionando no local.

De acordo com a moradora, pelo menos três vezes na semana estas carretas estão estacionadas no local atrapalhando a passagem na via. Porém, quando há evento no Mega Space, que fica próximo, as carretas são estacionadas em outros locais para não atrapalhar o trânsito.

A reportagem da Itatiaia entrou em contato com a Prefeitura de Santa Luzia e aguarda posicionamento.

Nota da Prefeitura de Santa Luzia

“Segundo a Secretaria Municipal de Segurança Pública, Trânsito e Transporte foi realizada pela equipe técnica da Coordenadoria de Engenharia e Sinalização de Trânsito uma vistoria no local e de fato constatou-se que algumas placas R-6a (proibição de estacionamento) foram suprimidas dos postes. Será realizada uma Ordem de Serviço para reposição da sinalização vertical o mais breve possível.

Em paralelo, em ação conjunta com a Guarda Civil Municipal, assim que a sinalização estiver completa, será programado um monitoramento e fiscalização rotineira na avenida. Além disso, a Guarda Civil faz operações constantes no local, e sempre que acionada via telefone de urgência e emergência (153) envia viaturas ao local para fiscalizar. A prefeitura conta com o apoio da população e das empresas para a manutenção da ordem e o respeito as sinalizações de trânsito no local.”

Matéria sob supervisão de Luis Otávio Peçanha

Errata: A primeira versão da matéria dizia que as carretas pertenciam à empresa VLI Logística, porém a informação estava incorreta. O texto foi corrigido.