Ouvindo...

Alunos de escolas na Grande BH são apreendidos após publicarem ameaças nas redes sociais

Policiais civis e militares e a Guarda Municipal das cidades da região metropolitana estão atuando com uma patrulha escolar

Escola públicas e privadas tomaram iniciativas para aumentar a segurança

Um adolescente de 12 anos foi apreendido na tarde desta terça-feira (11) após ameaçar colegas e professores dizendo que iria cometer um atentado na escola onde estuda, em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte.

Segundo a Guarda Civil municipal, o adolescente fez ameaças pelas redes sociais e a diretoria da escola acionou os pais do aluno e as autoridades.

O estudante afirmou que fez a publicação apenas para chamar a atenção dos colegas e que estava arrependido. Ele foi encaminhado para a delegacia de plantão de Contagem e deve ser monitorado por forças de segurança.

Em Betim, também na região metropolitana, outro adolescente foi apreendido depois que pais e profissionais da educação fizeram a denúncia de um vídeo que sugeria um ataque em uma escola na cidade.

Os policiais militares foram até a residência do menino, onde apreenderam duas armas de fogo falsas, uma faca e um machado pequeno.

Posicionamento das prefeituras

Betim

Por meio de nota, a Prefeitura de Betim afirmou que criou um grupo de gerenciamento de ações nesta segunda-feira (10) para combater e prevenir ameaças de ataques em escolas da cidade.

Além disso, a Secretaria Municipal de Educação afirmou que possui, desde fevereiro de 2022, um sistema de reconhecimento facial para os estudantes e que vai ampliar o sistema para todas as pessoas que entrarem nas escolas municipais. Todas as 69 escolas devem registrar quem entrou no local e contam com sistema de alarmes e circuito de câmeras de segurança.

“Todo o serviço de inteligência da Polícia Militar está sendo colocado à disposição do município. As situações registradas já estão sendo mapeadas. Estamos, desde hoje, despendendo reforços não apenas nas imediações das escolas estaduais, mas também das municipais e das particulares. Nosso objetivo é dar uma resposta rápida para que, como o prefeito bem pontuou, não se instaure nenhum tipo de pânico”, afirmou o tenente-coronel José Sérgio Felício, da Polícia Militar.

A Prefeitura de Betim solicitou, também, que os cidadãos acionem as forças de segurança em caso de suspeitas pelos telefones 153, da Guarda Municipal; 181, o Disque-Denúncia; e o 190, da Polícia Militar.

Contagem

Por meio de nota, a Prefeitura de Contagem afirmou que matém o monitoramento constante de todas as unidades da rede municipal de ensino junto com a Guarda Civil Municipal, a fim de combater ameaças de violência nas escolas da cidade.

A prefeitura informou, ainda, que irá anunciar um plano de ação contra ameaças a escolas nessa quarta-feira (12), às 9h, na Escola Municipal Heitor Vila Lobos, no bairro Inconfidentes.

Belo Horizonte

A Prefeitura de Belo Horizonte também se posicionou e afirmou que vem adotando medidas preventivas para manter a segurança nas escolas municipais. A principal delas é que agentes da Guarda Municipal estão presentes nas 323 unidades de ensino da rede municipal.

“Grupo de trabalho foi criado para discutir ações de prevenção e encaminhamento em casos de ameaça e situações de violência nas escolas municipais, com representantes da Diretoria de Políticas Intersetoriais da SMED, da Diretoria de Prevenção da SMSP e do Comando da Guarda Municipal”.

Além disso, a Secretaria de Educação vai desenvolver, em todas as escolas municipais, projetos pedagógicos com alunos e professores para a melhoria da convivência e a segurança nas unidades, e todos os diretores possuem um documento que aborda a temática de combate ao bullying.