A greve do metrô de Belo Horizonte segue suspensa. A decisão, tomada na última terça-feira (4), foi mantida pelos metroviários em assembleia realizada nesta quarta (5) entre os metroviários. No entanto, a categoria não descarta novas paralisações.
De acordo com a presidente do SindMetro MG (Sindicato dos Empregados em Transportes Metroviários e Conexos de Minas Gerais), Alda Lúcia, a greve segue suspensa até a próxima terça-feira (11), quando a categoria se reúne novamente com a Comporte, empresa responsável pela administração do sistema de transporte após a privatização.
A demissão de três funcionários, o pagamento dos dias de greve e o acordo coletivo são alguns dos temas que serão discutidos na reunião. A líder sindical não descarta novas paralisações e afirma que a categoria vai lutar para manter seus empregos.
“Se for preciso, o metrô vai parar de novo. Estamos tentando salvar o emprego de 1.600 pais e mães de famílias. Sabemos o quanto é difícil para o usuário a questão da mobilidade, entendemos isso e respeitamos. Mas agora vamos entrar em uma nova fase de luta.”
A líder sindical também defende diálogo com o Governo Federal e pede para que Lula “abra um espaço na agenda” para que a categoria possa conversar com o presidente e entender o que pode ser feito.