Ouvindo...

Procon-MG multa Itaú por práticas que violam direitos do consumidor em agência de BH

As irregularidades foram constatadas em monitoramento realizado pela equipe de agentes fiscais do Procon-MG

Procon-MG identificou uma série de irregularidades na agência no bairro Cruzeiro, na região Centro-Sul

O Procon-MG, órgão do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), aplicou uma multa de R$ 195 mil ao Banco Itaú Unibanco S/A devido a práticas infrativas verificadas em agência localizada no bairro Cruzeiro, em Belo Horizonte.

A multa foi aplicada por não entregar senha de atendimento ao consumidor, não identificar assentos destinados a idosos, não dispor de cabines individuais nos caixas de atendimento ao público e não afixar placa nos caixas, informando que há exemplar do Código de Defesa do Consumidor disponível para consulta.

As irregularidades foram constatadas em monitoramento realizado pela equipe de agentes fiscais do Procon-MG em agências de diversas instituições bancárias da capital mineira. Durante a fiscalização, o banco Itaú foi autuado e notificado para apresentar defesa. No entanto, a empresa não se manifestou, no prazo, nem para expor defesa nem para proceder com ajustamento de conduta.

Em Decisão Administrativa, o Procon-MG esclarece que o Itaú cometeu práticas infrativas que violam o Código de Defesa do Consumidor (CDC) e legislação consumerista.

Resposta do Itaú

“O Itaú Unibanco lamenta o ocorrido e esclarece que a maioria dos pontos destacados pelo Procon já foi regularizada na agência em questão, restando apenas um, que também estará em funcionamento no início da próxima semana.”

(Sob supervisão de Lara Alves)

Jornalista pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Na Itatiaia desde 2022, trabalhou na produção de matérias para a rádio, na Central Itatiaia de Apuração e foi produtora do programa Itatiaia Patrulha. Atualmente, cobre factual e é repórter da Central de Trânsito Itatiaia Emive.