Três gatos foram encontrados mortos por funcionários do Mercado Novo, em Belo Horizonte, na manhã desta sexta-feira (24). Dos quatro filhotes, de aproximadamente dois meses, apenas um estava vivo. Os bichinhos eram cuidados por uma funcionária de uma das lojas do Mercado, após ficarem cegos. A hipótese de envenenamento não foi descartada.
A funcionária, que não será identificada, contou à Itatiaia que os gatinhos pegaram uma bactéria da mãe ao nascerem e que, por causa disso, tiveram problemas nos olhos e alguns ficaram cegos. Desde o nascimento, os filhotes eram cuidados por ela, e na manhã desta sexta-feira (24) foram encontrados mortos. A funcionária chamou a polícia.
“Os gatinhos estavam com doença nos olhos, mas estavam sendo cuidados. Hoje, eles foram encontrados mortos em dois lugares diferentes, dentro do Mercado Novo. Parece que um cachorro entrou aqui, mas a polícia não descarta envenenamento. Muito triste, estou péssima hoje”, relata a cuidadora.
Em dezembro do ano passado,
“Aqui no Mercado, infelizmente, a gente tem uma pessoa que tem um histórico muito ruim, em relação aos gatos. Eu queria muito acreditar que não foi essa pessoa. Eu tô acreditando que não foi. Mas, infelizmente, eles morreram. Eu sempre vou chamar a polícia. Se for cachorro, menos mal. Mas, se foi alguém, essa pessoa tem que pagar por esse crime.”
Conforme o relato da cuidadora, a perícia da Polícia Civil não descarta morte por envenenamento. Os Os gatos foram recolhidos e as causas da morte devem ser divulgadas em breve. “O perito disse que não descarta essa possibilidade, porque um dos gatinhos estava com a boquinha preta, algo que acontece quando a morte é provocada por chumbinho”, disse a funcionária.
A Polícia Civil confirmou, por meio de nota, que investiga o caso e que a perícia foi acionada.
“A perícia foi acionada e policiais da Delegacia Especializada de Investigação de Crimes Contra a Fauna estão no local para realizar os primeiros levantamentos e que testemunhas foram intimadas para depoimento. A ocorrência está em andamento.”
Mercado Novo se pronuncia
Procurada pela Itatiaia, a administração do Mercado Novo lamentou o ocorrido e reiterou o compromisso em defesa dos animais.
Confira na íntegra a nota enviada pelo Mercado Novo
Foi com grande surpresa que recebemos a notícia de mais um ato de violência contra os gatos que vivem dentro do nosso estabelecimento. O Mercado Novo reitera o compromisso em defesa dos animais e lamenta profundamente o ocorrido. Desde o ano passado estamos desenvolvendo trabalhos de conscientização com lojistas, comerciantes, frequentadores e o público em geral para que não haja qualquer tipo de ação que venha a colocar a vida dos gatos em risco. O Mercado Novo já toma iniciativas como a vacinação, castração e a doação consciente dos gatos, com termo de responsabilidade e orientação aos novos donos, pois acreditamos que a adoção é a melhor maneira para que estes animais vivam em segurança, recebendo a atenção e carinho que merecem.
Estamos fomentando parcerias com instituições e protetores de animais, para que possamos, juntos, atuar da melhor maneira possível no cuidado, oferecendo a eles qualidade de vida, bem-estar e respeito.
Já há alguns anos, temos uma parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte, que por meio da Zoonoses, captura, castra, vermifuga e microchipa os felinos que vivem no Mercado Novo. Esta ação acontece várias vezes ao ano justamente para tentar diminuir a taxa de natalidade e, consequentemente, evitar que novos filhotes fiquem pelas ruas ou nas dependências do mercado, sem os devidos cuidados.
Reiteramos que somos os principais interessados em investigar os responsáveis pelo ocorrido e nos colocamos à disposição para que toda e qualquer investigação seja realizada a fim de identificar e punir os responsáveis por esta atrocidade.