Dois vereadores de Jacinto, no Vale do Jequitinhonha, foram presos pela Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) nessa quarta-feira (22), suspeitos de envolvimento com exploração sexual de crianças e adolescentes. Um terceiro homem também foi detido. Os nomes não foram divulgados pela corporação.
As investigações começaram há uma semana, a partir de uma denúncia anônima. “Segundo apurado, um dos vereadores teria coagido uma adolescente de 15 anos a gravar uma videochamada com conteúdo sexual com seu adversário político, também vereador do município”, disse o delegado Diogo Quaresma.
Foi então que o primeiro parlamentar começou a extorquir o adversário e publicou o vídeo em diversas redes sociais.
A operação Ambitus foi deflagrada com o objetivo de desarticular um esquema de extorsão, corrupção de menores e pedofilia em redes sociais.
O delegado acrescentou que o trabalho investigativo apontou que outro homem - sem participação no meio político - estaria explorando sexualmente a jovem, inclusive, realizando viagens com ela.
Os policiais civis cumpriram quatro mandados de busca e apreensão em endereços ligados aos alvos.
Diversos materiais foram arrecadados durante as buscas domiciliares, como celulares, computadores e pen drives, e as investigações prosseguem para esclarecimento de todas as circunstâncias dos crimes e indiciamento dos envolvidos.
A reportagem da Itatiaia entrou em contato com a Câmara Municipal Jacinto e aguarda um posicionamento.